Início / Agenda / Póvoa de Varzim inaugura exposição de modelos de embarcações de Manuel da Silva Fangueiro

Póvoa de Varzim inaugura exposição de modelos de embarcações de Manuel da Silva Fangueiro

O Museu Municipal da Póvoa de Varzim vai inaugurar no dia 2 de Abril, às 16h00, uma exposição com cerca de 40 modelos de embarcações da autoria de Manuel da Silva Fangueiro (1936-1996).

Homem nascido e criado na comunidade piscatória Póvoa, de alcunha Magar, começou a sua actividade como marítimo ainda jovem e ao longo da vida foi arrais e proprietário de barcos de pesca.

A paixão de Manuel Fangueiro pelo modelismo “estaria por certo latente durante toda a sua vida, no entanto, é a partir de 1990 que se dedica a esta actividade de forma mais intensa. Nesse ano ele decidiu entregar aos filhos a responsabilidade da gestão da sua motora “Eva Manuel” e passou a dedicar grande parte do seu tempo à construção de miniaturas de barcos”, diz a autarquia da Póvoa de Varzim. Juntou à aptidão manual e à informação técnica que foi acumulando, algumas “observações directas e pesquisas documentais para produzir os seus modelos, onde merecem lugar de destaque os barcos de pesca. Esta colecção reflecte o gosto e a ligação deste homem ao mar e permite-nos uma visão evolutiva das embarcações, levando-nos desde os modelos a remo e vela até aos exemplares motorizados de finais do século XX”, adianta a mesma fonte.

Sem propósito financeiro

Para Manuel Fangueiro esta actividade nunca teve um propósito financeiro. Apesar das solicitações, nunca aceitou encomendas mas ofereceu muitos trabalhos seus a familiares e amigos que lhe mereciam especial consideração. Foi na garagem da sua casa que passou horas de trabalho recreativo, tendo nesse mesmo local montado as estantes para expor as miniaturas que aí ficaram preservados pela família durante estes anos, até à oferta realizada ao Museu Municipal da Póvoa de Varzim.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Angola: Construção de porto em Cabinda entregue de novo à Caioporto

O governo de Angola voltou a entregar à Caioporto a obra do Novo Porto do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.