Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / POSEI Pescas já começou a ser pago aos pescadores açorianos

POSEI Pescas já começou a ser pago aos pescadores açorianos

O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, 1 de Agosto, em Vila do Porto, que o Plano de Compensação dos Custos Suplementares para os Produtos da Pesca nos Açores, vulgarmente designado por POSEI-Pescas, referente a 2016, começou a ser pago hoje aos pescadores açorianos.

Gui Menezes adiantou que, nesta fase, estão a ser pagas 307 candidaturas, no valor de 1,4 milhões de euros, acrescentando que é expectável que até ao final de Setembro todo o processo esteja concluído.

O secretário Regional do Mar, que falava durante um encontro com a Direcção da Associação de Pescadores de Santa Maria, no âmbito da visita estatutária a esta ilha, apontou para o atraso no pagamento “alguns problemas nas candidaturas e no sistema informático da autoridade de gestão do Mar 2020 e do Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas (IFAP)”.

Pagamentos com base em médias do ano anterior

O governante referiu ainda que os cálculos para os pagamentos são baseados em médias do ano anterior, tendo havido necessidade de se efectuarem correcções “consoante as descargas reais que os pescadores fizeram em lota em 2016”.

Nesta reunião, o secretário Regional frisou que o Governo Regional dos Açores procedeu à redistribuição da quota do goraz para Santa Maria, “conforme havia sido solicitado pela associação, para optimizar o aproveitamento da quota” desta espécie.

O titular da pasta das Pescas assegurou ainda que será construída uma sala para filetagem, evisceração e embalagem de pescado por forma a valorizar o peixe capturado em Santa Maria, como é pretensão dos pescadores marienses.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.