Início / Agricultura / Portugueses não seguem a dieta ideal e falham as recomendações da OMS

Portugueses não seguem a dieta ideal e falham as recomendações da OMS

Os hábitos alimentares dos portugueses estão a ter impacto no aumento do cancro, das doenças cardiovasculares e até das demências, revelam vários estudos. O que comemos pode prevenir ou acelerar problemas de saúde e mudar de alimentação pode ter um efeito idêntico ao de um medicamento.

A RTP3 vai exibir no próximo dia 17 de Julho, pelas 22 horas, mais um episódio do programa Fronteiras XXI dedicado aos nossos hábitos alimentares e às questões em torno da segurança alimentar. A pergunta colocada é: “Porque é que somos o que comemos?”.

Portugueses não seguem a dieta ideal

O Fronteiras XXI é uma iniciativa levada a cabo pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e a RTP3. E segundo esta, a dieta  considerada ideal não está a ser seguida pelos portugueses e muitos falham os limites recomendados pela OMS — Organização Mundial de Saúde.

Segundo o Fronteiras XXI, 56% dos portugueses comem menos das 400 gramas diárias de frutas e hortícolas recomendadas pela OMS, realçando que as frutas e hortícolas ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e cancro.

Por outro lado, 76% comem mais sal do que as 5 gramas por dia aconselhadas e 53% come mais gorduras saturadas do que devia. O mesmo se passa com o açúcar (mais 23%).

Sal e açúcar em excesso

Explicam os responsáveis por esta iniciativa que “perdemos menos tempo na cozinha e menos tempo com refeições. Temos maior segurança alimentar, mas comemos sal e açúcar em excesso e menos legumes e fruta do que o recomendado”.

E acrescentam que os hábitos alimentares dos portugueses “estão a ter impacto no aumento do cancro, das doenças cardiovasculares e até das demências, revelam vários estudos. O que comemos pode prevenir ou acelerar problemas de saúde e mudar de alimentação pode ter um efeito idêntico ao de um medicamento”.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Lancha hidrográfica da Marinha em missão de caracterização do fundo do mar na costa algarvia

A lancha hidrográfica Andrómeda encontra-se desde o dia 7 de Outubro a navegar ao longo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.