Início / Agricultura / PortugalFoods levou 58 empresas a conquistar novos mercados no SIAL Paris

PortugalFoods levou 58 empresas a conquistar novos mercados no SIAL Paris

A PortugalFoods, em parceria com a InovCluster, marcou presença na Sial Paris com 58 empresas do sector agro-alimentar. Uma participação que ao longo dos anos tem vindo a aumentar em cerca de 20% e consolidado a presença dos produtos alimentares portugueses na maior montra mundial do sector.

Desde o peixe ao marisco, passando pela carne, café, azeite, queijos, conservas, águas, cervejas ou pastelaria, foram muitos os produtos nacionais em destaque no Parc des Expositions de Paris Nord Villepinte, na feira que decorreu entre os dias 16 e 20 de Outubro. O evento marcou a maior presença portuguesa de sempre numa feira internacional e mereceu a visita do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, do secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, e do adjunto do secretário de Estado da Internacionalização, Henrique Ribeiro, que foram à capital francesa para apoiar um sector que pesa já 11,3% nas exportações portuguesas.

“A SIAL Paris é um momento por excelência para projectar a marca Portugal como produtor de qualidade, mas também revelar novas tendências e apostar na inovação. Os produtos nacionais são cada vez mais procurados como uma alternativa de qualidade, e a prova está no peso que o sector já atingiu nas exportações nacionais. Tudo isso, motiva as empresas a apresentarem-se cada vez mais nos mercados internacionais e a apostar na diferença”, sublinha o presidente do conselho de administração da PortugalFoods, Amândio Santos.

Na SIAL desde 2012

Desde 2012 que a PortugalFoods apoia a participação das empresas portuguesas na Sial Paris. Uma feira que, este ano, contou com sessões de showcooking com uma chef portuguesa e apontamentos de musicais de fado. Presentes estiveram cerca de 160 mil pessoas para visitar mais de sete mil expositores provenientes de 105 países.

A PortugalFoods é uma associação formada por empresas, entidades do sistema científico e tecnológico nacional e entidades regionais e nacionais que representam o sector agro-alimentar português.

A PortugalFoods tem como missão reforçar a competitividade das empresas do sector agro-alimentar através do aumento do seu índice tecnológico, promovendo a produção, transferência, aplicação e valorização do conhecimento orientado para a inovação, bem como promovendo a internacionalização das empresas, identificando oportunidades tecnológicas e de mercado.

A PortugalFoods conta com 151 associados, dos quais 135 são empresas e 11 entidades do sistema científico nacional, bem como entidades regionais e sub-sectoriais. O volume de Negócios combinado de todas as entidades ascende os 2.350 Milhões de Euros, com uma representatividade nas exportações da ordem dos 650 milhões de Euros.

Quanto à InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, tem sede nas instalações do Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar em Castelo Branco e visa contribuir para o aumento da competitividade dos sistemas produtivos locais e regional e para a afirmação da Região Centro de Portugal ao nível nacional e internacional. Para isso, estabelece uma plataforma de concertação entre os principais actores deste sector, e apoia as empresas em processos de inovação, IDT, transferência de conhecimento, formação, desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, marketing e internacionalização.

Conta, à data, com 175 associados, dos quais 141 empresas, e entidades como: Associações/Cooperativas, Instituições de Ensino Superior, Instituições de I&D ligados ao sector agro-industrial e agro-alimentar e vários municípios da região Centro. A InovCluster tem sido apoiada pelo Município de Castelo Branco.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.