Início / Agricultura / Portugal consolida exportações de vinho a crescerem 10,4% até Junho de 2017

Portugal consolida exportações de vinho a crescerem 10,4% até Junho de 2017

França e Itália, com Espanha em primeiro lugar, consolidam-se como os principais vendedores de vinho a nível mundial. Mas Portugal está a crescer depressa. Segundo os dados do Observatório Espanhol do Mercado do Vinho, as exportações portuguesas de vinho cresceram, no primeiro semestre deste ano, 7,4% em volume e 10,4% em valor, ascendendo a 139 milhões de litros e 348 milhões de euros, respectivamente.

O Observatório realça que o preço médio subiu para os 2,5 euros por litro (mais 7 cêntimos). Todos os vinhos portugueses tiveram crescimento e apenas o vinho a granel caiu em volume. O vinho engarrafado liderou as exportações com 78% do volume e 92,5% do valor total. Refira-se que o preço médio por litro do vinho espanhol é de 1,13 euros.

O mercado francês continua a ser o principal mercado mundial para os vinhos portugueses, embora a crescer menos que a média. “Excelente semestre para Angola, Brasil e Estados Unidos, com forte descida em Espanha principalmente devido ao granel”, refere o Observatório Espanhol do Mercado do Vinho.

França e Itália, com um crescimento de 13,3% e 7,1% respectivamente, consolidam-se como principais vendedores mundiais de vinho. Com vendas mais moderadas, Portugal segue igual tendência, a aumentar as suas exportações mais em valor do que em volume, a preços mais altos.

Espanha lidera

Mas a liderar o mercado de exportação de vinhos continua Espanha, com o primeiro semestre de 2017 a revelar-se como o melhor período da história do sector, com um volume de negócios de mais de 1.320 milhões de euros, mais 74,7 milhões do que nos primeiros seis meses de 2016. Espanha lidera o comércio mundial em volume por litros.

Em relação ao volume, atingiu um total de 1.115,7 milhões de litros, uma descida de 7,8 milhões de litros de vinho exportado. Apesar desta descida de 0,7% em volume, registou-se uma melhoria no preço de 3%.

No que diz respeito ao mês de Junho, foi o melhor em termos de valor, superando igual período de 2015. Naquele mês o mercado vinícola espanhol facturou 4,5% mais na exportação, com preços que rodaram os 228 milhões de euros. O preço médio do litro de vinho cresceu 7,8%, mas muito abaixo do valor dos vinhos portugueses, situando-se nos 1,13 euros por litro.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa coordena resgate de 7 pessoas a bordo de veleiro na Ilha do Pico

Partilhar              A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.