Início / Featured / Porto de Setúbal lança concurso público internacional para modernizar VTS

Porto de Setúbal lança concurso público internacional para modernizar VTS

O Porto de Setúbal vai modernizar o VTS do Centro de Controlo de Tráfego Marítimo, um dos objectivos inscritos na “Estratégia para o aumento da competitividade portuária”, tendo já lançado o concurso público internacional, em conjunto com o Porto de Lisboa.

O investimento, que para o Porto de Setúbal tem um valor total de 650.000 euros, consiste na actualização da infra-estrutura informática a nível de hardware e software dedicados do Centro de Controlo Marítimo.

Servidores e estações

Para além da instalação de servidores e estações de trabalho, inclui o software Kongsberg Nprcontrol VTS 5060, a migração para a Carta Electrónica de Navegação Oficial do Instituto Hidrográfico para a Barra e Porto de Setúbal e actualização de outros equipamentos informáticos e subsistemas do VTS, de forma a cumprir a disponibilidade operacional necessária para a prestação do serviço de controlo de tráfego marítimo de âmbito portuário previsto no Decreto-Lei n.º 263/2009, de 28 de Setembro.

Controlo do Tráfego Marítimo

O Centro de Controlo do Tráfego Marítimo do Porto de Setúbal entrou em funcionamento permanente em 2001, operado por oficiais da Marinha Mercante com formação específica em VTS.

Os objectivos estratégicos do CCTM consistem principalmente em assegurar, com elevados níveis de qualidade e fiabilidade, os serviços de informação, de gestão do tráfego marítimo e de assistência à navegação na barra e no Porto de Setúbal.

O Porto de Setúbal tem em curso mais projectos estabelecidos na “Estratégia para o aumento da competitividade portuária”, a melhoria das acessibilidades marítimas e a melhoria dos acessos ferroviários ao porto.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Porto de Setúbal espera 30 navios de mercadorias até 2 de Março

A Administração do Porto de Lisboa tem previstos um total de 30 navios de mercadorias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *