Início / Featured / Porto de Sines ocupa a 88ª posição no Top-100 de Terminais de Contentores

Porto de Sines ocupa a 88ª posição no Top-100 de Terminais de Contentores

O Porto de Sines regista uma subida de três lugares no Índice da Alphaliner referente a 2017 em relação à classificação do ano transacto.

No ano em que a carga contentorizada assumiu, pela primeira vez, o lugar cimeiro no que diz respeito aos índices de movimentação no Porto de Sines, o ranking Top-100 de Terminais de Contentores da Alphaliner posiciona Sines na 88ª posição. Com um total de 1,67M TEU movimentados em 2017, Sines subiu três posições em relação à classificação de 2016, mantendo também o 15º lugar a nível Europeu no mesmo segmento de carga.

De lembrar que em 2017 o Terminal de Contentores de Sines registou uma variação homóloga de 10,3%, correspondendo a 42% do total movimentado em porto.

Decréscimo de 18% no 1º trimestre de 2018

Pese embora o excelente resultado conseguido ao nível da carga contentorizada em 2017, o primeiro trimestre de 2018 registou decréscimo da ordem dos 18% na movimentação total do Porto de Sines.

“Alguns factores externos, como sejam as condições climatéricas que logo no início do mês de Março assolaram a região (e o continente), inviabilizaram a realização de algumas operações portuárias, contribuindo para um decréscimo de movimentação em todos os segmentos de carga”, explica fonte institucional do Porto de Sines.

No entanto, e apesar da influência menos positiva das paragens técnicas das unidades produtivas do complexo de Sines, das condições climatéricas adversas registadas ou até mesmo das variações registadas na procura e no consumo, as previsões apontam para uma recuperação na actividade do porto, prevendo-se um incremento nos volumes totais até ao final do ano.

Porto de águas profundas

A APS é a entidade responsável por assegurar o exercício das competências necessárias ao regular funcionamento do Porto de Sines e dos Portos comerciais de Faro e de Portimão nos seus múltiplos aspectos.

O Porto de Sines é um porto de águas profundas, líder nacional na quantidade de mercadorias movimentadas e apresenta condições naturais ímpares na costa portuguesa para acolher todos os tipos de navios. Dotado de modernos terminais especializados, pode movimentar os diferentes tipos de mercadorias, está aberto ao mar e conta com excelentes acessibilidades marítimas sem constrangimentos.

É o principal porto na fachada ibero-atlântica, cujas características geofísicas têm contribuído para a sua consolidação como activo estratégico nacional, sendo, por um lado, a principal porta de abastecimento energético do país (petróleo e derivados, carvão e gás natural) e, por outro, posiciona-se já como um importante porto de carga geral/contentorizada com elevado potencial de crescimento para ser uma referência ibérica, europeia e mundial.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

João Ponte: viticultores dos Açores devem apostar mais na certificação dos vinhos

O secretário Regional da Agricultura e Florestas defendeu hoje, 19 de Outubro, a importância dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.