Início / Featured / Porto de Sines integra exercício naval Swordfish 18 com Marinha Portuguesa

Porto de Sines integra exercício naval Swordfish 18 com Marinha Portuguesa

O Porto de Sines está a participar no exercício naval Swordfish 18, sob a responsabilidade da Marinha Portuguesa, a decorrer entre 18 e 28 de Junho na costa ocidental portuguesa, tendo como objectivo principal testar a capacidade de resposta em cenários de crise.

De 18 a 28 de Junho, a Marinha Portuguesa está a realizar um exercício naval de grandes dimensões denominado Swordfish 18, entre a área compreendida entre os portos de Lisboa e de Sines, cujo principal objectivo é o de testar a capacidade de resposta em cenários de crise.

Com navios de comércio

“A integração de navios de comércio num exercício naval deste género, e com esta complexidade, deve ser entendida como uma mais-valia significativa, uma vez que permite verificar o fluxo de informação entre a comunidade mercante e as entidades militares visando o contínuo acompanhamento do tráfego marítimo”,explica fonte da Administração do Porto de Sines.

Participam neste exercício um total de nove navios nacionais, dois navios espanhóis, um navio francês, um navio italiano, um navio inglês, forças de mergulhadores e fuzileiros nacionais e espanhóis, e ainda aeronaves da Força Aérea de Portugal e de Espanha, englobando um total de 2.300 militares.

Porto de Sines em constante contacto com Portuguese Navy Shipping Centre

Está previsto que o Porto de Sines desempenhe “uma função muito importante neste exercício, estando em constante contacto com o Portuguese Navy Shipping Centre disponibilizando, para o efeito e em tempo real, os movimentos dos navios de comércio em porto”, realça a mesma fonte.

A APS — Administração dos Portos de Sines e do Algarve é a entidade responsável por assegurar o exercício das competências necessárias ao regular funcionamento do Porto de Sines e dos Portos comerciais de Faro e de Portimão nos seus múltiplos aspecto.

Porto de águas profundas

O Porto de Sines é um porto de águas profundas, líder nacional na quantidade de mercadorias movimentadas e apresenta condições naturais ímpares na costa portuguesa para acolher todos os tipos de navios.

É o principal porto na fachada ibero-atlântica, cujas características geofísicas têm contribuído para a sua consolidação como activo estratégico nacional, sendo, por um lado, a principal porta de abastecimento energético do país (petróleo e derivados, carvão e gás natural) e, por outro, posiciona-se já como um importante porto de carga geral/contentorizada com elevado potencial de crescimento para ser uma referência ibérica, europeia e mundial.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores

O Governo Regional dos Açores, através da Lotaçor, lançou hoje, 18 de Outubro, um concurso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.