Início / Featured / Porto de Sines assina memorando de entendimento com Zona Económica do Canal do Suez

Porto de Sines assina memorando de entendimento com Zona Económica do Canal do Suez

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve e a Zona Económica do Canal do Suez, na presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, assinaram esta quarta-feira, 19 de Setembro, no Ministério do Mar, um Memorando de Entendimento (MoU).

Este Memorando visa estreitar as relações entre duas interfaces logísticas e portuárias de dimensão global.

O Memorando de Entendimento foi assinado entre o presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, José Luís Cacho, e o chairman da Zona Económica do Canal do Suez, “potenciando o posicionamento do Porto de Sines como principal porto português grande hub da costa atlântica e porto de entrada do Atlântico na Península Ibérica e na Europa, nomeadamente nos intensos tráfegos Este-Oeste via-Canal do Suez”, refere uma nota de imprensa do Porto de Sines.

Quatro áreas industriais e seis portos

Com quatro áreas industriais e seis portos, a Zona Económica do Canal do Suez está localizada na encruzilhada entre África, Europa e Ásia, ocupando 461 km2 ao longo das margens do recém-expandido Canal de Suez, com posição geográfica estratégica na principal rota comercial entre a Europa e a Ásia.

“Desempenha um papel fundamental no comércio mundial e promete reforçar a sua importância com o desenvolvimento de projectos como a mega iniciativa chinesa Belt and Road”, salienta a mesma fonte.

Interesse mútuo

Com este Memorando de Entendimento, as duas entidades “reconhecem o interesse mútuo em estabelecer uma relação de parceria e cooperação para o desenvolvimento económico mútuo, tanto no aumento de oportunidades de negócios e volumes para o Porto de Sines, assim como no aumento do tráfego através do Canal de Suez”.

Ainda antes da assinatura deste Memorando, a comitiva do Canal do Suez foi recebida pelo conselho de Administração da APS e teve oportunidade para efectuar uma visita ao Porto de Sines com o objectivo de aprofundar o conhecimento sobre esta infraestrutura portuária.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Agricultores afectados pela tempestade Leslie com apoios garantidos

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, visitou esta manhã, 15 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.