Início / Featured / Ponte de Lima. Leite-creme nas finais distritais das 7 Maravilhas Doces de Portugal

Ponte de Lima. Leite-creme nas finais distritais das 7 Maravilhas Doces de Portugal

O leite-creme, de textura leve e aveludado, é a sobremesa de eleição da Gastronomia Limiana e está apurado para as finais distritais do concurso as “7 Maravilhas Doces de Portugal”.

Confeccionado com base na qualidade dos produtos endógenos daquela Terra de saberes e de sabores, a receita do leite-creme assenta numa herança que transitou entre famílias, atraindo todos aqueles que gostam de doces e que não podem deixar de saborear a textura do leite-creme queimado pela férrea – um ferro em brasa com o qual se queima açúcar espalhado à superfície do creme, explica fonte da autarquia de Ponte de Lima.

“Sarrabulho sem remate de leite-creme é como mesa sem pão, que só no inferno a dão”, escrevia o poeta Manuel Couto Viana, conferindo a excelente combinação do leite-creme com o ex-libris da Gastronomia limiana.

Especialidade gastronómica

A restauração da vila continua a confeccionar “esta especialidade gastronómica confirmando Ponte de Lima como um dos maiores Pólos Gastronómicos de Portugal”, realça a autarquia.

Votações

De acordo com o regulamento do concurso os 140 doces apurados para as finais distritais, vão ser votados pelo público em 20 programas de daytime, a emitir em directo pela RTP, nos meses de Julho e Agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.

A Gala Finalíssima decorre a 7 de Setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

SIMAB estuda implantação de Plataforma Agroalimentar em Cabo Verde

A SIMAB — Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores conclui até final de Julho o estudo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.