Início / Agricultura / Novos pneus agrícolas da Continental prometem aumento de produtividade

Novos pneus agrícolas da Continental prometem aumento de produtividade

Os novos pneus agrícolas radiais topo de gama Tractor70 e Tractor85 com novo piso e tecnologias de nylon protegem o solo e aumentam a produtividade

O espaço disponível para terrenos agrícolas está constantemente a diminuir, o que significa que terão de ser feitas colheitas em períodos de tempo cada vez mais curtos. Assim, para os agricultores, a prioridade é aumentar a produtividade, garantindo, simultaneamente, a utilização sustentável dos recursos.

Sendo a ligação física entre o solo e as máquinas agrícolas, os pneus desempenham um papel no aumento da eficiência dos veículos agrícolas.

A pressão dos pneus desempenha um papel crucial. Quanto mais alta for a pressão, mais pequena é a superfície de contacto do pneu com o solo, explica fonte da Continental, empresa que apresentou os seus destaques tecnológicos mais recentes para o sector agrícola entre 12 e 18 de Novembro na Agritechnica, em Hanôver, Alemanha. A novidade foram os novos pneus radiais topo de gama para utilização agrícola, “Engineered for Efficiency”, que aumentam a produtividade.

Diz a mesma fonte que a Continental respondeu a estes desafios com um novo portefólio de produtos para o sector agrícola. “Ao desenvolvermos os novos pneus, fomos inabaláveis na nossa busca para melhorar a qualidade e a produção dos tractores no terreno, tanto no que diz respeito ao desempenho do veículo como à utilização de recursos”, explica Thorsten Bublitz, responsável pelo segmento de pneus agrícolas da Continental.

“Óptimo traccionamento do poder da transmissão no terreno, boa tracção para um avanço mais rápido em linha recta, deslizamento mínimo de 10–15% e a pressão certa do pneu para proteger o solo ajudam a aumentar a produtividade a longo prazo”, acrescenta aquele responsável.

Aumentar a eficiência com o Tractor70 e o Tractor85

As inovações como a tecnologia N.flex (patente pendente) e o design especial do talão com um núcleo de fio metálico único tornam os novos pneus radiais extremamente robustos, reduzindo o risco de danos nos pneus e as consequentes reparações e tempos de paragem, garante a empresa, criadora dos pneus Tractor85 e Tractor70.

Adiantam os responsáveis pela Continental que o material de nylon flexível usado na carcaça é também muito mais elástico do que outros materiais e pode moldar-se às saliências e protuberâncias do terreno, o que garante melhor amortecimento e maior conforto de condução.

A estabilidade dimensional da tecnologia de nylon também evita a deformação temporária do pneu – “flat spot” – no início do funcionamento. O pneu pode ser usado imediatamente e a perda de produtividade, bem como o desgaste do pneu, são minimizados. Mesmo com forças elevadas de tracção/carga, ambos os novos pneus radiais garantem deslizamento mínimo e pegadas mais planas, que são mais agradáveis para o solo debaixo dos pneus.

Em comparação com o Tractor85, o Tractor70 é ligeiramente mais largo e, graças à maior superfície de contacto entre o pneu e o solo, podem mover-se com muito menor pressão de ar, mesmo quando carregam cargas pesadas. Juntamente com as extremidades dos blocos arredondadas, isto causa menos pressão no solo e, por sua vez, menor compactação sem comprometer a tracção.

Desempenho melhorado

“O desempenho do veículo no campo é melhorado e a eficiência em termos de combustível aumenta significativamente. Simultaneamente, o solo e as colheitas são protegidos a longo prazo – um factor importante para ajudar os agricultores a conseguirem melhores colheitas. Assim, ambos os pneus radiais desempenham um papel fundamental para aumentar a eficiência dos trabalhos agrícolas”, afirma a mesma fonte da Continental.

A Continental desenvolve tecnologias inteligentes para o transporte de pessoas e mercadorias. Fundada em 1871, a empresa tecnológica fornece soluções sustentáveis, conectadas, seguras, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, trânsito e transportes. Em 2016, a Continental alcançou valores de vendas de 40.5 mil milhões de euros e emprega cerca de 233 mil pessoas em 56 países.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Governo anuncia mais 62 medidas do Programa de Valorização do Interior

O Conselho de Ministros aprovou hoje, 14 de Julho, a nova versão do Programa de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.