Início / Agenda / Plataforma Alentejo avança para Convenção sobre geografia das acessibilidades e as infra-estruturas

Plataforma Alentejo avança para Convenção sobre geografia das acessibilidades e as infra-estruturas

O secretariado da Plataforma Alentejo reuniu para fazer o ponto da situação e ultimar algumas questões em relação à preparação da Convenção do Alentejo que irá ter lugar já no próximo dia 12 de Setembro, no Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), em Évora.

A ideia do “Juntos pelo Alentejo, por Portugal”, não pára e o lema da Convenção é: “Geografia das Acessibilidades e as Infra-estruturas do Alentejo”. “Sim! As acessibilidades são uma prioridade”, garante a principal promotora deste movimento, a ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

A participação na Convenção é gratuita mas a inscrição é obrigatória, até ao dia 10 de Setembro de 2019, através do email plataforma.alentejo18@gmail.com ou do telefone 965 972 372.

Oradores

O secretariado informa que, para além da participação do Professor e Investigador Manuel Tão, Mestre Engenheiro Elio Bernardino e Mestre Engenheiro Carlos Gaivoto, como oradores nas Mesas Temáticas 1, 2 e 3, respectivamente, está já confirmada a participação, como oradores convidados, de D. António Garcia Salas, coordenador e porta-voz de Sudoeste Ibérico EN RED, na Mesa Temática 2 – “Infra-estruturas de Acessibilidade Ferroviárias e Rodoviárias — sua importância estratégica e prioridades”, da arquitecta Fátima Bacharel, Directora Regional dos Serviços de Ordenamento do Território da CCDRA, e de Nelson Brito, presidente do Conselho Regional da CCDRA na Mesa Temática 3 – “Prota em Revisão e o Plano Inter-municipal – Modelo de Ordenamento e Planeamento”, aguardando-se respostas da IP – Infraestruturas de Portugal, da ANA — Aeroportos de Portugal e a indicação do nome do orador que irá intervir em nome do Porto de Sines.

A Plataforma Alentejo aguarda igualmente a indicação do nome do representante do Governo que deverá encerrar os trabalhos da Conferência.

Mais de 100 inscrições

O Secretariado considera “bastante positivo o facto de já estarem registadas mais de 100 inscrições para a participação na Convenção do Alentejo, e relembra que, apesar de gratuita, a inscrição junto do Secretariado para participar na Convenção, é indispensável (por razões de organização e logística) e que só os participantes inscritos até ao dia 10 de Setembro terão acesso aos materiais escritos que vierem a ser entregues, bem como acesso à zona onde decorrerá o “Buffet”, que será disponibilizado aos participantes credenciados entre as 13 e as 14 horas, cujo espaço condiciona a cerca de 200 os participantes credenciados na Convenção, ainda que o Auditório tenha capacidade para um número superior.

Partidos presentes

O Secretariado considera importante que PSD, BE, CDS-PP, PCP, PEV e PAN, partidos com representação parlamentar na Assembleia da República, na Legislatura que está a terminar, já tenham decidido a sua participação e procedido à inscrição dos seus representantes para a Convenção, aguardando que outros partidos “confirmem igual disponibilidade para estar presentes”.

A Plataforma Alentejo tem pendente na Assembleia da República para análise na Comissão de Economia e para agendamento e discussão em Plenário a sua Petição Publica “Plataforma Alentejo — Estratégia de Acessibilidade Sustentável do Alentejo nas ligações Nacional e Internacional”.

“É muito importante que o desenvolvimento deste processo não seja remetido para um futuro longínquo”, realça a Plataforma Alentejo.

Programa aqui.

Saiba mais sobre a Plataforma Alentejo aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Capoulas Santos aprova a recuperação de 5 regadios tradicionais na Região Norte

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, homologou os projectos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.