Início / Agricultura / Peste suína africana chega à Europa. Detectado foco num javali na Hungria

Peste suína africana chega à Europa. Detectado foco num javali na Hungria

É oficial. Foi detectado um foco de peste suína africana num javali na Hungria. No passado dia 24 de Abril, o grupo parlamentar Unidos Podemos perguntou ao governo espanhol se ia proibir a importação de javalis das zonas afectadas pela peste suína africana ( PPA ) e poucas horas depois era noticiado que se havia detectado um foco na Hungria.

O foco foi detectado pelas autoridades húngaras no dia 21 de Abril na província de Heves, a Oeste da Hungria, num javali encontrado morto, avança o portal espanhol Efeagro, acrescentando que aquele país pôs já em marcha todos os protocolos que contempla a Directiva europeia para isolar a doença, proibindo todas as exportações de carne suína e de javali das zonas afectadas.

Não contagiosa a humanos

A peste suína africana não é contagiosa para os humanos, mas propaga-se rapidamente nos porcos, como já sucedera em Espanha há várias décadas, nos anos 60-70, provocando também perdas económicas num sector chave do negócio agro-alimentar.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Plataforma de Gestão do Uso Sustentável dos Solos dos Açores recebe 2.280 pedidos de análise. 1.760 boletins emitidos

Partilhar              O secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, informa que a plataforma de Gestão …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.