Início / Agricultura / Pêra Rocha a caminho da Colômbia ainda este ano

Pêra Rocha a caminho da Colômbia ainda este ano

Portugal e a Colômbia assinaram o acordo bilateral que vai permitir a exportação de pêra nacional a partir da próxima campanha de produção, que terá início ainda no corrente ano.

As negociações entre a Autoridade Fitossanitária Nacional (a DGAV), e a Autoridade Fitossanitária da Colômbia, (Instituto Colombiano Agropecuario), para o estabelecimento dos requisitos fitossanitários para a exportação de pêra portuguesa para a Colômbia, foram concluídas com sucesso, abrindo desta forma mais um mercado externo aos produtores nacionais, diz o Ministério da Agricultura.

Para o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, “este é o resultado de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no sentido de continuar a promover a internacionalização do sector hortofrutícola, um sector que atingiu o nível da excelência, ganhou dimensão e apresenta-se nos mercados internacionais em condições de competitividade extraordinárias”.

Fruit Logistica espelha competitividade portuguesa

Capoulas Santos, que visitou a Fruit Logistica em Berlim, afirmou que “a representação dos produtores nacionais, integrados na Portugal Fresh, é bem o espelho dessa competitividade”, considerando “notável o salto que foi dado ao nível da inovação, do marketing e da capacidade de resposta dos produtores às exigências qualitativas, mas também quantitativas, dos grandes clientes internacionais”.

Antecipando este acordo, decorreu no mês de Janeiro o pré-registo das Centrais Fruteiras e dos produtores que tenham interesse neste mercado. Foram recebidos pedidos de registo de 15 centrais fruteiras e de cerca de 1.000 unidades de produção de pêra rocha.

A DGAV e as Direcções Regionais de Agricultura e Pescas vão agora implementar o Plano de Trabalho para a Exportação de Pera, para o sucesso do qual a participação activa das organizações de produtores será determinante.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Beer Party leva mais de 100 cervejas para prova em Lisboa

O melhor do mundo das cervejas estará reunido no Lisbon Marriott Hotel, este sábado, a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.