Início / Featured / Pedro Nuno Santos: expansão do Porto de Sines é “crítico para o desenvolvimento” de Portugal
Foto: Portal do Governo/Tiago Canhoto/Lusa

Pedro Nuno Santos: expansão do Porto de Sines é “crítico para o desenvolvimento” de Portugal

O ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou que a expansão do Porto de Sines é “crítico para o desenvolvimento de Portugal”.

Durante uma visita ao Porto de Sines, no distrito de Setúbal, o ministro reiterou o objectivo do Governo de dar o impulso necessário para concretizar os investimentos previstos. “Há um trabalho que já começou na legislatura anterior e que vai ser continuado. Queremos, em conjunto com a autarquia e a administração do porto, dar o impulso necessário para conseguirmos rapidamente ter os investimentos em curso”.

Pedro Nuno Santos referiu que há “boas perspectivas para a expansão”, que incluem a construção do novo terminal Vasco da Gama, avaliado em 650 milhões de euros, e a expansão do Terminal XXI, no valor de 660 milhões de euros.

“Dos maiores investimentos do País”

O ministro sublinhou que estes são “dos maiores investimentos do País e de dimensão não habitual em Portugal, que representa também uma oportunidade de Portugal ser uma plataforma muito importante no quadro global de transporte de mercadorias”.

“Com as condições únicas do Porto de Sines, temos obrigação de as aproveitar em benefício do povo”, acrescentou.

Pedro Nuno Santos afirmou que há “investidores e actores mundiais que estão a olhar com atenção para esta oportunidade de negócio” e “um trabalho de captação e de sedução que está a ser feito”. “São nove meses para apresentar as candidaturas [ao novo terminal Vasco da Gama] e vamos estar a trabalhar para conseguir que sejam vários os interessados”, disse.

Aposta na ferrovia

A aposta na ferrovia também foi realçada pelo ministro, que destacou que o Corredor Internacional Sul, fundamental no quadro do corredor atlântico, “vai servir bastante o porto de Sines”. “Pouco nos serve o investimento nos portos se não tiverem acessos”, referiu.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Governo dos Açores promove formação a colaboradores do projecto Life Vidalia

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, através da Direcção Regional do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.