Início / Agricultura / PDR 2020. Há 20 M€ contra pragas do pinheiro, sobreiro, azinheira, castanheiro e eucalipto

PDR 2020. Há 20 M€ contra pragas do pinheiro, sobreiro, azinheira, castanheiro e eucalipto

O Ministério da Agricultura, liderado por Capoulas Santos, informa que estão já abertas as candidaturas aos apoios disponibilizados pelo Governo para reforçar a defesa da floresta contra danos causados por agentes bióticos (pragas e doenças).

Candidaturas até ao dia 28 de Junho

No valor de vinte milhões de euros, o concurso apoia investimentos na prevenção e controlo de agentes bióticos nocivos com escala territorial relevante, e circunscritos a determinadas áreas críticas e prioritárias, para o pinheiro bravo, pinheiro manso, sobreiro e azinheira, castanheiro e eucalipto.

Áreas prioritárias

As áreas prioritárias estão identificadas no aviso do concurso e entre as pragas abrangidas está a processionária do pinheiro, a vespa das galhas do castanheiro, o gorgulho do eucalipto e ainda o nemátodo da madeira do pinheiro.

Financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), o concurso tem a verba distribuída por cinco sistemas florestais:

  • pinheiro bravo – oito milhões de euros
  • pinheiro manso – três milhões de euros
  • sobreiro e azinheira – cinco milhões de euros
  • castanheiro – dois milhões de euros
  • eucalipto – dois milhões de euros

Três candidaturas por beneficiário

Cada beneficiário pode apresentar até três candidaturas, uma por sistema florestal. No caso dos povoamentos mistos, com excepção do sistema florestal sobreiro e azinheira, poderão ser submetidas duas candidaturas, uma por cada espécie.

As Entidades Gestores de Zonas de Intervenção Florestal e as Entidades Gestoras de Baldios poderão submeter três candidaturas por cada ZIF e por cada unidade de baldio, respectivamente.

Também as entidades colectivas públicas poderão apresentar três candidaturas por cada Mata Nacional e por cada perímetro florestal.

O aviso pode ser consultado no portal PDR 2020 (aqui), através do qual podem igualmente ser formalizadas as candidaturas até ao dia 28 de Junho.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Prémio Melhor PME Agroalimentar em Marketing Digital. Inscrições abertas

As inscrições para o Prémio Melhor PME Agroalimentar em Marketing Digital, concurso que visa distinguir, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.