Início / Agricultura / Pastagens e forragens com desenvolvimento normal. Área de cereais de Inverno cai

Pastagens e forragens com desenvolvimento normal. Área de cereais de Inverno cai

O desenvolvimento vegetativo das pastagens e das culturas de sequeiro decorreu normalmente, já suportando o pastoreio pelos efectivos em regime extensivo. No entanto, as necessidades forrageiras das diferentes espécies pecuárias ainda não são totalmente satisfeitas com a massa verde da pastagem, havendo a necessidade de recorrer a fenos, palhas, silagens e/ou alimentos concentrados, em quantidades consideradas normais nesta época do ano.

Os dados são divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no seu  no Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Janeiro de 2019.

Diminuição da área instalada de cereais de Inverno

Quanto aos cereais, dizem os técnicos do INE que os trabalhos de preparação dos solos e de sementeira dos cereais de Outono/Inverno foram retomados em Dezembro, após a interrupção a partir da segunda semana de Novembro provocada pelo excesso de humidade do solo.

Ao longo do mês as sementeiras decorreram a bom ritmo, observando-se uma diminuição da área instalada de trigo mole (-5%), trigo duro (-10%) e triticale (-5%), e a manutenção no centeio e aveia. As germinações foram boas, encontrando-se as searas no início da fase do afilhamento, com povoamentos regulares e aspecto vegetativo normal.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Regiões Ultra-periféricas reforçam apoios junto do Parlamento Europeu

O secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas dos Açores manifestou hoje, 19 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.