Início / Agenda / Pão Alentejano, a caminho da certificação, cria agrupamento de produtores

Pão Alentejano, a caminho da certificação, cria agrupamento de produtores

O Pão Alentejano está a caminho da certificação. O próximo passo é a criação de um agrupamento de produtores, que deverá facilitar o objectivo. Para já, a panificação tem uma data para marcar na agenda.

O Seminário “Da Qualificação à Certificação do Pão Alentejano” vai decorrer em Beja, no auditório do Instituto Politécnico, no próximo dia 6 de Dezembro. O evento é aberto a todos os interessados neste produto identitário do Alentejo e património da região.

O projecto Qualificação do Pão Alentejano com vista a uma futura certificação, tem como objectivo valorizar e proteger um produto com forte impacto económico na região, concorrendo, desta forma para o aumento da competitividade das micro e pequenas empresas do sector e de outras actividades a montante e a jusante da fileira do pão.

Neste Seminário será feito um balanço das actividades desenvolvidas desde Janeiro de 2016 e apontados caminhos e estratégias para o futuro. Os próximos passos passam pela criação de um agrupamento de produtores de Pão Alentejano que, beneficiando do trabalho já desenvolvido e dos instrumentos disponibilizados, estará em condições de avançar com o processo de certificação.

Alentejo 2020

A Qualificação do Pão Alentejano é uma iniciativa da Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e resultou de uma candidatura ao SIAC – Sistema de Apoio a Acções Colectivas – Qualificação, no âmbito do Alentejo 2020.

Até agora já foi efectuado um diagnóstico da fileira do pão (desde a análise do trigo à caracterização das moagens do Alentejo e à qualidade das farinhas) e desenvolvidas várias acções de informação e sensibilização junto de mais de 450 empresas produtoras.

Foi também elaborado um caderno de especificações descritivo de todo o processo de confecção do pão alentejano e criado um painel de provadores, fruto de uma parceria com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja.

Paralelamente, foram desenvolvidos workshops sobre regras de segurança alimentar, dinamizados pela ASAE e dirigidos aos produtores/as de pão alentejano.

A participação no Seminário é gratuita e as inscrições podem ser efectuadas através da Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado, pelos telefones 266 948 070 e 937 420 008, ou do email francisca.valerio@terrasdentro.pt.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

XIII Congresso da Agricultura dos Açores debate campanhas de contra-informação na pecuária

O XIII Congresso da Agricultura dos Açores, evento promovido pela Federação Agrícola dos Açores, decorrer …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.