Início / Agricultura / Ovibeja chega ao fim, com data marcada para 2018. Conheça os vencedores dos concursos

Ovibeja chega ao fim, com data marcada para 2018. Conheça os vencedores dos concursos

A 34ª Ovibeja chega hoje, 1 de Maio, ao fim, depois de cinco dias dedicados à internacionalização, como tema principal, com vários espaços e várias acções dedicados ao potencial exportador dos produtos agro-alimentares e agro-pecuários. E já tem data marcada para 2018, será entre 27 de Abril e 1 de Maio.

As portas ainda não fecharam, até porque ainda estão em curso as provas de azeite dos vencedores do 7º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, patrocinado pelo Crédito Agrícola, e às 17 horas arranca a 21ª Grandiosa Corrida de Touros Ovibeja, com 6 Toiros da Ganadaria Mário Vinhas, os cavaleiros Andy Cartagena , Mónica Serrano e Francisco Palha, e os Forcados Amadores de Cascais, de S. Manços e de Beja. Mas, o presidente da ACOS – Associação de Agricultores do Sul (organizadora do evento), Rui Garrido, e o seu director-geral, Claudino Matos, fazem já um primeiro balanço positivo da edição da Ovibeja 2017 e antecipam perspectivas para o próximo ano.

“A afirmação e o reconhecimento da importância da internacionalização do Alentejo agro-alimentar, quer por parte do poder político, quer por todos os que estão directa ou indirectamente ligados ao sector e à região”, é a grande marca da feira deste ano, afirmou Rui Garrido em conferência de imprensa. Relembre-se que a feira contou com a presença do ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, na sessão de abertura.

Maior procura de espaços

Maior procura de espaços de participação na Ovibeja 2017 por parte de novas empresas e participantes, continuando a contar com os que fazem esta feira desde as suas primeiras edições, é outro registo destacado pelos responsáveis da ACOS.

As melhorias no Parque e no Campo da Feira foram investimentos também reconhecidos pelos visitantes e expositores, diz a organização da Feira. E adianta que as exposições temáticas que nesta Ovibeja evidenciaram a internacionalização da agricultura, mas também o “Saber Fazer no Alentejo” e o “Saber Ser Alentejano”, apresentados no Pavilhão do Cante das Artes e dos Ofícios, foram outras apostas ganhas.

“A diversidade, enquanto característica fundadora da Ovibeja, saiu reforçada na edição deste ano. O Alentejo projecta-se neste grande espaço com tecnologias avançadas em várias áreas. Aposta-se aqui em mais e melhor produção, na comercialização, na investigação e desenvolvimento experimental da Agricultura” garante Claudino Matos.

O tema da internacionalização deverá continuar a concentrar as atenções no próximo ano. Toda a produção agrícola, e nomeadamente a agro-florestal, são focos que antecipam a próxima edição da feira que começa a preparar-se já nos próximos dias. A 35ª edição da Ovibeja já está marcada para os dias 27 de Abril a 1 de Maio de 2018.

Resultados dos concursos promovidos pela Ovibeja:

Concurso Raça Ovina Merina Branca

Concurso Raça Ovina Campaniça

XX Concurso Morfológico Reprodutores do Porco de Raça Alentejana

7º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

DGAV alerta para vírus do fruto rugoso castanho do tomateiro e pimenteiro

A União Europeia estabeleceu medidas de emergência para o Tomato Brown Rugose Fruit Virus (ToBRFV), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.