Início / Mar / Ambiente / Operação Mar Limpo termina com recolha de 90 toneladas de óleo vegetal sólido nas praias do Algarve

Operação Mar Limpo termina com recolha de 90 toneladas de óleo vegetal sólido nas praias do Algarve

A operação de limpeza de cerca de 20 km de areal das praias das ilhas da Armona, Culatra e Deserta, na jurisdição das capitanias de Olhão e de Faro, nas quais, no passado dia 3 de Janeiro, apareceu uma substância poluente na linha de costa, terminou ontem, dia 10 de Janeiro. A remoção deste resíduo envolveu mais de 500 pessoas, diz um comunicado da Autoridade Marítima Nacional.

Os trabalhos de remoção da substância poluente iniciaram-se no dia 5 de Janeiro por parte da BIRPOL (Brigada de Intervenção Rápida Poluição) do Departamento Marítimo do Sul, com a colaboração da Marinha e de outras entidades, regionais e locais, nomeadamente, da Protecção Civil (“Canarinhos”, Cruz Vermelha, Bombeiros, etc.), da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), das Câmaras Municipais e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, entre outras entidades e muitos voluntários (escuteiros, moradores e outras pessoas a título individual e colectivo), que prontamente se disponibilizaram a colaborar.

poluição praias3.000 sacos de óleo

Foram recolhidas cerca de 90 toneladas de substância poluente, que foi colocada em cerca de 3.000 sacos. Finalizada a limpeza, foi cancelado o 2º grau de prontidão da Autoridade Marítima, de acordo com o Plano Mar Limpo, estabelecido desde o dia seguinte ao aparecimento do poluente.

No dia 3 de Janeiro foram recolhidas amostras da substância e enviadas para análise da APA, confirmando-se, no final de tarde do dia 6 de Janeiro, que a substância poluente é um óleo vegetal – muito provavelmente óleo de palma – que pertence à categoria Y, correspondente a substâncias líquidas sujeitas a excepções de descarga no âmbito do Anexo II da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.