Início / Agricultura / Ombria Resort convida crianças de Querença para preservar a floresta autóctone

Ombria Resort convida crianças de Querença para preservar a floresta autóctone

O Ombria Resort, em Loulé, recebeu, dia 6 de Dezembro, crianças para uma acção de educação ambiental para promover e divulgar a importância da conservação das florestas autóctones junto dos mais novos. O Ombria convidou 23 alunos da pré-primária e do 1.º ciclo da escola de Querença a plantar uma árvore de uma espécie autóctone.

Com abertura da primeira fase prevista para 2021, o Ombria Resort é um novo empreendimento de luxo, com 153 hectares de área total rodeado por uma paisagem serena e natural de colinas verdes, ribeiras e florestas de árvores exuberantes, a 8km a norte de Loulé e a 20km das praias e do aeroporto de Faro.

Cada árvore plantada tem uma placa de madeira com a data e nome da criança. Foi também entregue um certificado a cada uma das crianças participantes. A presidente da Junta de Freguesia, Margarida Correia, também esteve presente e plantou a sua árvore.

Dia da Floresta Autóctone

Esta acção surge no âmbito do Dia da Floresta Autóctone que é assinalado a nível nacional no dia 23 de Novembro e que visa promover a conservação das florestas naturais, salientando o seu valor económico e ambiental e a necessidade de as proteger. Por causa do estado do tempo, só agora foi possível realizar esta actividade.

Uma das principais preocupações no desenvolvimento do projecto do Ombria Resort é a preservação das espécies autóctones presentes na propriedade, de que se destacam espécies como a azinheira e o sobreiro, mas também o Tomilho Cabeçudo (Thymus Lotoceplalus) e o Jacinto Azul do Barrocal (Bellevalia hackelii). Estas espécies têm vindo a ser criadas num viveiro de plantas autóctones que se encontra integrado no resort, e plantadas na propriedade.

Plantação de cerca de 2.000 azinheiras

Até ao final do desenvolvimento do projecto prevê-se a plantação de cerca de 2.000 azinheiras – 800 das quais já foram plantadas – e de alguns milhares de espécies de plantas protegidas.

Os objectivos do Ombria Resort são promover o contacto com a natureza, proporcionando a quem o visita o usufruto da beleza que caracteriza a paisagem do Barrocal Algarvio, um melhor conhecimento das espécies de flora e fauna e dos habitats presentes e a tranquilidade típica do interior Algarvio. Os promotores pretendem ainda divulgar a história da propriedade, onde foram preservados ou recuperados diversos equipamentos antigos como a levada ou os fornos de cal e promover actividades tradicionais desta zona, como a cestaria, a produção de licores, entre outras.

Ombria Resort

O Ombria Resort tem por objectivo ser pioneiro de uma nova geração de resorts de baixa densidade de construção, em que a sustentabilidade, o meio ambiente e o apoio à natureza e património local são prioridades. O Ombria Resort “está a ser construído respeitando os mais elevados padrões internacionais de design, serviço, qualidade e instalações disponíveis”, realçam os promotores.

O projecto contará com um complexo hoteleiro de 5 estrelas Viceroy at Ombria Resort e Viceroy Residences at Ombria Resort, incluindo spa, instalações de saúde e fitness, vários restaurantes e bares, centro de conferências e piscinas aquecidas; três áreas diferentes com um total de cerca de 380 unidades residenciais e de investimento, incluindo moradias de luxo, vivendas, moradias geminadas e apartamentos com preços a partir de 300.000 euros.

Agricultura biológica e apicultura

Por outro lado terá um campo de golfe de 18 buracos, desenhado pelo arquitecto Jorge Santana da Silva, incluindo clubhouse e instalações de lazer e entretenimento, como área de agricultura biológica, instalações de apicultura, observatório astronómico, clube de praia numa das praias próximas, percursos pela natureza para caminhadas e passeios de bicicleta e instalações desportivas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.