Início / Agenda / Oleiros: Feira do Pinhal organiza Colóquio sobre Caprinocultura no dia 11

Oleiros: Feira do Pinhal organiza Colóquio sobre Caprinocultura no dia 11

A 16ª Feira do Pinhal arranca hoje, 10 de Agosto, em Oleiros, e a sessão de abertura será presidida pelo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres.

No âmbito do programa da Feira, realiza-se na próxima quinta-feira, dia 11, o colóquio “Caprinocultura – A importância Cultural, Económica e Turística”. Esta actividade decorre no Auditório da Casa da Cultura pelas 17 horas e é aberta ao público.

Programa

17H00 – Recepção dos convidados

17H15 – “Produção de caprinos na gestão do espaço florestal no concelho de Oleiros” – Engº Bernardino – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas

18H00 – “Importância da caprinocultura no turismo, cultura e economia da região” – Associação de Criadores Ruminantes do Pinhal

18H45 – Coffee break

19H00 – Testemunho de jovem caprinocultor – João Filipe Matias

19H30 – Medidas promotoras e incentivos – Dr. Augusto Nogueira – Pinhal Maior

A Feira

A 16ª Feira do Pinhal será inaugurada hoje com uma sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 18 horas. A cerimónia será presidida pelo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, que inaugurará depois este certame com uma visita por todos os expositores, acompanhado pelo executivo camarário de Oleiros.

A abertura conta ainda com a actuação do Grupo de Bombos de Saint-Doulchard (França) a partir das 18H30.

A Feira do Pinhal começou há 16 anos por ser uma pequena feira de artesanato local, mas conta hoje com mais de 100 expositores vindos de cerca de 50 localizações diferentes no nosso País.

Apesar de esta ser já uma feira a nível nacional, a génese de há dezasseis anos atrás mantém-se: divulgar o que de melhor se faz em Oleiros. Neste sentido, os produtos endógenos, quer ao nível do artesanato quer ao nível da gastronomia, estarão em destaque nos espaços das Juntas de Freguesia e não só. Também os alojamentos turísticos estarão representados, a exemplo do que aconteceu no ano passado, promovendo a oferta de excelência crescente que o concelho possui.

Além das juntas de freguesia e municípios, também as associações locais que dinamizam o concelho durante todo o ano, marcarão presença. O artesanato de qualidade continua a ser uma forte aposta podendo aqui encontrar madeiras trabalhadas, olaria, mobiliário de raízes, xisto trabalhado, calçado, cestaria, pratas, cortiça entre muitos outros.

A nível empresarial a Feira do Pinhal é uma grande montra e uma oportunidade de negócio contando com empresas da área florestal, materiais de construção, saúde, consultoria, pirotecnia e espectáculos, automóvel, entre outros.

Os produtos alimentares são alvo de grande procura, representando várias regiões através de produtos como vinho, azeite, enchidos, doces regionais, licores, mel, queijos, etc. A novidade este ano são as tasquinhas com tapas e petiscos na zona de esplanada.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

XIII Congresso da Agricultura dos Açores debate campanhas de contra-informação na pecuária

O XIII Congresso da Agricultura dos Açores, evento promovido pela Federação Agrícola dos Açores, decorrer …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.