Início / Agenda / Ocean Live leva campanha “Mariscar SEM Lixo!” a Setúbal

Ocean Live leva campanha “Mariscar SEM Lixo!” a Setúbal

Acções de sensibilização de mariscadores e de limpeza de praias, no Estuário do Sado, em Setúbal, são dinamizadas entre os dias 23 e 28 de Junho, pela Ocean Alive, no âmbito da campanha ambiental de voluntariado “Mariscar SEM Lixo!”.

A iniciativa, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, inclui, entre os dias 23 e 26, sempre durante o período da manhã, acções de sensibilização directa aos mariscadores do lingueirão que habitualmente se encontram na zona industrial da cidade.

A acção, dinamizada por elementos da Ocean Alive e equipas de voluntários, tem como objectivo sensibilizar os mariscadores a não deixarem as embalagens de sal fino utilizadas para capturar o marisco nos areais e no rio.

Já no dia 28, igualmente com apoio voluntariado, a organização ambiental dinamiza uma acção de limpeza de areais do Estuário do Sado, concretamente na margem de Troia, entre a zona da marina e a área da Caldeira.

Aceitam-se voluntários

Os interessados em participar nas próximas acções da Ocean Alive podem inscrever-se através do email oceanalive.info@gmail.com. Mais informações estão disponíveis na página da organização, aqui.

No âmbito da campanha “Mariscar SEM Lixo!”, a decorrer desde 2016, foram já dinamizadas cerca de quatro dezenas de acções de carácter ambiental, tanto de sensibilização de mariscadores como de limpeza de praias.

A iniciativa, que contou até agora com a participação de 1.271 voluntários, permitiu a remoção de mais de 22,5 toneladas de lixo e de 32.556 embalagens de sal fino. Foram ainda abordados 1381 mariscadores.

O “Mariscar SEM Lixo!” tem como objectivo eliminar a contaminação do ecossistema das pradarias marinhas do Estuário do Sado pelo plástico introduzido pela comunidade piscatória e lúdica local.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.