Início / Agenda / Observatório do Sobreiro e da Cortiça recebe encontro sobre pesquisa nos sistemas agroflorestais

Observatório do Sobreiro e da Cortiça recebe encontro sobre pesquisa nos sistemas agroflorestais

O Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, recebe no dia 13 de Setembro o evento “Da pesquisa à prática: Sistemas Agroflorestais – Sobreiro e Muito Mais”. A iniciativa parte do Projecto Incridible: Redes de Inovação de Cortiça, Resinas e Comestíveis da bacia Mediterrânica, do Horizonte 2020.

O Projecto Incridible aborda a lacuna entre o conhecimento científico existente e o desenvolvimento de práticas inovadoras nas diferentes cadeias de Produtos Florestais Não-Lenhosos Mediterrânicos.

Em particular, o projecto procura promover a partilha de conhecimento e a colaboração entre diferentes grupos de participantes, o desenvolvimento de modelos de negócios inovadores e reforçar os conhecimentos especializados nas regiões rurais para potenciar o desenvolvimento de estratégias económicas inclusivas.

Inscrições

A inscrição é obrigatória até 8 de Setembro por e-mail para rpalmeida@isa.ulisboa.pt.

Pode consultar o programa aqui.

Observatório do Sobreiro e da Cortiça

O Observatório do Sobreiro e da Cortiça é revestido a cortiça e tem como objectivo tornar-se numa estrutura de valorização do montado de sobro como nicho ecológico de grande valor funcionando, para tal, em parceria com associações de produtores, universidades, investigadores e associações empresariais.

Entre as diversas valências que compõem o edifício destacam-se os laboratórios e oficinas destinados ao estudo das temáticas do binómio sobreiro/cortiça.

Destaque também para o centro de documentação que visa ser um espaço dedicado à compilação de elementos bibliográficos relacionados com a fileira da cortiça, para a sala destinada a formação profissional no âmbito da fileira e, por fim, para o auditório de 150 lugares com paredes revestidas de aglomerado negro e frescos em tons a fazer lembrar o montado.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Pedro Nuno Santos: expansão do Porto de Sines é “crítico para o desenvolvimento” de Portugal

O ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou que a expansão do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.