Início / Agenda / Observatório do Sobreiro e da Cortiça realiza 1.º Encontro Micológico

Observatório do Sobreiro e da Cortiça realiza 1.º Encontro Micológico

O Observatório do Sobreiro e da Cortiça vai promover no próximo dia 16 de Janeiro o “Primeiro Encontro Micológico”, em Coruche, Zona Industrial do Monte da Barca, lote 41. A iniciativa tem como objectivo “proporcionar um conhecimento mais aprofundado sobre cogumelos”.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória em observatorio@cm-coruche.pt

Este primeiro encontro com a participação de vários especialistas portugueses e espanhóis nas diversas áreas, tanto cientificas como comerciais, vem precisamente enquadrar estas matérias, contando ainda com uma visita a uma unidade de produção de cogumelos ii-shiitake em troncos, na Zona Industrial do Monte da Barca em Coruche.

Consulte o programa aqui  Programa Primeiro Encontro Micológico
O Observatório do Sobreiro e da Cortiça tem como objectivo ser uma estrutura de valorização do montado de sobro como nicho ecológico de grande valor, funcionando para tal em parceria com as associações de produtores, universidades, investigadores e associações empresariais. Deste modo, pretende criar dinâmica entre o sector público e as empresas do sector, criando parcerias nas áreas da investigação fitossanitária e genética do sobreiro, e de todos os produtos a este associados, e do desenvolvimento de sistemas de inovação de produção.

De acordo com a organização do Encontro, “tem-se verificado um aumento significativo do interesse por este recurso que faz parte dos produtos que podemos encontrar no ecossistema florestal, como é o caso do Montado de Sobro, e que constitui uma nova fonte de rendimento para os produtores florestais e populações locais. Os cogumelos hoje têm não só aplicações gastronómicas, como também turísticas e outras associadas à indústria farmacêutica, o que tem provocado um aumento da procura destes produtos e consequentemente alguma desregulação na forma como este recurso é recolhido, comprometendo de certa forma a sua sobrevivência”.

Projecto premiado

O Observatório do Sobreiro e da Cortiça foi desenhado pelo arquitecto Manuel Couceiro com o intuito de criar uma orgânica que remeta para a metáfora do sobreiro enquanto elemento vivo. Este tem como objectivo tornar-se numa estrutura de valorização do montado de sobro como nicho ecológico de grande valor, funcionando, para tal, em parceria com associações de produtores, universidades, investigadores e associações empresariais.
Inaugurado pela Câmara Municipal de Coruche em 2009, é detentor de uma Menção Honrosa na categoria de Melhor Projecto Público 2014, dos prémios de Turismo do Alentejo e Ribatejo 2014. Foi distinguido pela plataforma UM Cidades com o Prémio Município do Ano Portugal 2015 – Região do Alentejo.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.