Início / Política / Ambiente / ObservaNatura 2015 arranca dia 10, em Setúbal

ObservaNatura 2015 arranca dia 10, em Setúbal

Observação de aves, voo em balão de ar quente, workshops, palestras e fotografia fazem parte do ObservaNatura 2015, certame de promoção do turismo de natureza, a realizar nos dias 10 e 11, na Herdade da Mourisca, em Setúbal.

A feira, com actividades centradas num recinto instalado próximo do Moinho de Maré da Mourisca, é organizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas/ Reserva Natural do Estuário do Sado em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, a Troia Natura e o Natural.pt.

O ObservaNatura, realizado pelo sétimo ano consecutivo na região de Setúbal, é dedicada ao turismo ornitológico, uma modalidade do turismo de natureza com destaque para a observação de todo o tipo de aves, de forma directa, com recurso a binóculos ou ainda através de telescópios de campo.

O certame, com entrada gratuita, inclui duas tendas de grandes dimensões, reservadas a workshops e comunicações, a par de uma área de stands na qual marcam presença cinco dezenas de expositores.

Nos dois dias do ObservaNatura, estão previstas três dezenas de palestras, com a presença de especialistas nacionais e internacionais em áreas como a biodiversidade, as energias renováveis e o turismo de natureza.

No âmbito da educação ambiental, são promovidos diversos workshops, da anilhagem à observação de aves, passando pela construção de ninhos para pássaros ou pelo combate e controlo de espécies de plantas exóticas invasoras.

Voo em balão

Junto do Moinho de Maré da Mourisca existe um espaço dedicado a actividades recreativas, que proporciona, nomeadamente, a possibilidade de realização de voo cativo em balão de ar quente, gratuito, a trinta metros de altura, o que permite desfrutar de uma vista privilegiada sobre o Estuário do Sado.

Para quem preferir voos mais baixos, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas organiza passeios de barco com o objectivo de dar a conhecer a variedade de espécies presentes no estuário, actividade com um custo de 10 euros.

As crianças e os jovens dos 3 aos 14 anos dispõem de um espaço próprio que permite descobrir como é possível divertirem-se na natureza.

Alguns dos desafios propostos são atravessar uma ponte himalaia e realizar actividades mais radicais, com o corpo em suspensão com o recurso a cabos, tais como slackline, slide e tirolesa. A entrada custa 1 euro.

Mais informações sobre o ObservaNatura 2015 estão disponíveis em www.observanatura.com.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Acréscimo manifesta “preocupações” na transferência do pelouro da Floresta para Ministério do Ambiente

A direcção da Acréscimo – Associação de Promoção ao Investimento Florestal manifesta “preocupações” na transferência …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.