Início / Agenda / O maior Festival de Observação de Aves de Portugal está de volta a Sagres

O maior Festival de Observação de Aves de Portugal está de volta a Sagres

As inscrições para o Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, em Sagres, estão já abertas. O programa será revelado no site do festival, e oferece quase 200 actividades – muitas delas gratuitas – ao longo dos quatro dias (10 a 13 de Outubro).

A par das actividades de observação de aves em terra e no mar, que são já imagem de marca do festival, há toda uma panóplia de outras ofertas, para que ninguém fique de fora.

O festival é organizado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Associação Almargem.

10.º aniversário

No ano em que o festival celebra o seu 10.º aniversário, os participantes serão convidados a conhecer os resultados de um estudo que tem acompanhado a migração de aves em Sagres na última década. Haverá também oportunidade de descobrir como as tradições e a conservação de natureza podem ser aliadas, num passeio com um pastor e um guia local.

Passeios de kayak

Para os amantes de desportos náuticos, este ano há passeios de kayak. E para ajudar a descontrair, pode participar numa sessão de Biodanza ou ter uma verdadeira conversa de esplanada com um especialista, na sessão “Cerveja, tremoços e aves”.

Saídas de campo

Os participantes poderão aliar o prazer da caminhada com a satisfação de ajudar o próximo, dando uma mãozinha na preservação dos caminhos numa caminhada de manutenção da Rota Vicentina. Para quem quer levar as paisagens consigo, haverá saídas dedicadas à fotografia. Outra opção será partir em busca de borboletas, joaninhas e outros pequenos habitantes da região, numa saída observação de invertebrados.

Observação de aves

No que toca à observação de aves, haverá saídas para todos: desde os principiantes aos especialistas. Haverá pontos fixos para observar águias e abutres, caminhadas para ver pássaros por entre a vegetação, e saídas de barco em busca de aves marinhas.

Workshops e palestras

Quem quiser afinar as suas capacidades ou descobrir uma habilidade nova poderá escolher de entre uma variedade de workshops. Para melhorar os seus dotes de naturalista, experimente os workshops de iniciação à observação de aves ou de identificação de anfíbios e répteis. Para registar o que vê, junte-se aos workshops de ilustração.

Se quiser atrair aves para observar e desenhar, inscreva-se no workshop de construção de assobios e chamarizes. E para saber o que fazer se encontrar um animal ferido, há o workshop de primeiros socorros de animais selvagens.

Actividades náuticas

O festival não decorre só em terra. Os participantes são também convidados a fazerem-se ao mar em busca de golfinhos, baleias ou mesmo da alma-de-mestre, cabeça de cartaz da edição deste ano. E os mais aventureiros poderão passear de kayak ou experimentar o stand up paddle.

A organização alerta que as actividades mais concorridas tendem a esgotar rapidamente, pelo que é aconselhável inscrever-se o quanto antes, aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

ASAE apreende 15 toneladas de mel em Ponte da Barca por má rotulagem

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 15 toneladas de mel em Ponte …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.