Início / Agricultura / Nozes podem promover a saúde alterando bactérias intestinais

Nozes podem promover a saúde alterando bactérias intestinais

Uma equipa de cientistas do Centro de Ciências e Saúde da Louisiana State University, liderada por  Lauri Byerley, descobriu que incluir nozes na dieta altera a composição das bactérias no intestino, o que sugere que as nozes podem contribuir para melhorar a saúde. Os resultados foram publicados no The Journal of Nutritional Biochemistry disponível on-line, aqui.

“As nozes foram chamadas de superalimento porque são ricas em ómega 3 ácido alfa-linoléico e fibras, e contêm uma das maiores concentrações de antioxidantes”, afirma a professora Lauri Byerley. “Agora, um benefício adicional das nozes pode ter mudanças benéficas no microbiota intestinal”.

Usando como cobaia um roedor, a equipa adicionou nozes à dieta de um dos grupos e deixou este fruto seco de fora da alimentação do outro grupo. Posteriormente, mediram o número de bactérias intestinais no cólon descendente e compararam os resultados. Os investigadores descobriram que cada grupo tinha uma comunidade diferente de bactérias. Nos roedores com dieta de nozes o tipo de bactérias mudou, assim como a sua capacidade funcional, havendo um aumento significativo de bactérias benéficas como a Lactobacillus.

Diversidade bacteriana

“Descobrimos que uma dieta com aumentou a diversidade de bactérias no intestino, e outros estudos não relacionados associaram menos diversidade bacteriana com obesidade e outras doenças como a doença inflamatória do intestino”, diz Lauri Byerley. E adianta que “as nozes aumentaram várias bactérias, como a Lactobacillus, tipicamente associadas a probióticos sugerindo que as nozes podem actuar como um prebiótico”.

Os prebióticos são ingredientes nutricionais não digeríveis que afectam beneficamente o hospedeiro estimulando selectivamente o crescimento e actividade de uma ou mais bactérias benéficas do cólon, melhorando a saúde do seu hospedeiro.

A ingestão de nozes tem sido associada a uma diminuição do risco de doença cardiovascular, a um crescimento mais lento de tumores e ao melhoramento da saúde cerebral.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Cotações – Suínos – Informação Semanal – 4 a 10 Dezembro 2017

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Após 13 semanas consecutivas de redução …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *