Início / Agricultura / Novos níveis de referência para presença de acrilamida em alimentos em vigor até Junho de 2018

Novos níveis de referência para presença de acrilamida em alimentos em vigor até Junho de 2018

Os novos níveis de referência para a presença de acrilamida em géneros alimentícios deverão entrar em vigor até ao fim do segundo trimestre de 2018. O Regulamento que estabelece medidas de mitigação e níveis de referência para a redução da presença de acrilamida em géneros alimentícios foi aprovado no Comité Permanente – Secção Novos Alimentos e Segurança Toxicológica da Cadeia Alimentar de 19 de Julho.

Explica a DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária que a acrilamida é um composto orgânico de baixo peso molecular, que se forma a partir dos constituintes asparagina e açúcares, que ocorrem naturalmente em determinados géneros alimentícios, quando estes são preparados a temperaturas normalmente superiores a 120°C e com humidade baixa.

Forma-se principalmente em géneros alimentícios cozidos no forno ou fritos, ricos em hidratos de carbono, nos quais as matérias-primas contêm os seus precursores, como é o caso dos cereais, das batatas e dos grãos de café.

Medidas a tomar pelos operadores

De acordo com este Regulamento (aqui), os operadores do sector alimentar devem implementar medidas que permitam reduzir o teor de acrilamida nos géneros alimentícios e realizar a monitorização da contaminação em acrilamida nos alimentos produzidos, de forma a verificar que as medidas tomadas foram eficazes.

Quando os níveis de referência “benchmark” forem excedidos, os operadores das empresas do sector alimentar, devem rever as medidas de atenuação aplicadas e ajustar os processos e controlos, tendo em vista alcançar teores de acrilamida tão baixos quanto razoavelmente possível e inferiores aos níveis de referência estabelecidos no anexo IV.
Ao fazê-lo, os operadores das empresas do sector alimentar, devem ter em conta a segurança dos géneros alimentícios, as condições específicas de produção e geográficas ou as características do produto.

Mais informação aqui.

 

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.