Início / Empresas / Novo Banco prepara venda à Lone Star com oferta de compra de 3 mil M€ de obrigações

Novo Banco prepara venda à Lone Star com oferta de compra de 3 mil M€ de obrigações

O Novo Banco lança esta terça-feira, 25 de Julho de 2017, a operação de oferta de aquisição de várias emissões de dívida sénior emitidas directa e indirectamente pelo Novo Banco, com o objectivo de reforçar os capitais próprios do banco e concluir o processo de venda à Lone Star anunciado a 31 de Março.

A oferta prevê a compra de todas as obrigações referentes a 36 emissões do Novo Banco, é uma oferta com contrapartida em cash, proporcionará aos seus detentores um preço alinhado com o mercado e é acompanhada por uma operação de solicitação de consentimento de reembolso antecipado (consent solicitation).

“A opção pela solução em ‘cash’ torna mais simples e perceptível a contrapartida, e mais ajustada aos investidores institucionais e de retalho”, diz um comunicado do banco.

Para os clientes do banco que optem pela venda ou que sejam reembolsados serão disponibilizados depósitos a prazo com condições específicas.

“A operação segue os preços de mercado, ligeiramente acima do valor médio verificado no ultimo ano”, garante o mesmo comunicado.

Até 2 de Outubro

Esta oferta decorrerá entre 25 de Julho e 2 de Outubro de 2017, com liquidação prevista a 4 de Outubro de 2017.

Para assegurar o sucesso da operação o Novo Banco deverá obter a participação de obrigacionistas que permitirá o reforço dos capitais próprios no Novo Banco em, pelo menos, 500 milhões de euros, quer por poupança de juros quer por ganhos de capital.

A operação abrange 36 séries de obrigações, com maturidades entre 2019 e 2052, no valor nominal global de 8,3 mil milhões de euros, correspondente a cerca de 3 mil milhões de euros de passivo contabilístico.

Recorde-se que, em 2016, enquanto a dívida do Grupo relativa a obrigações séniores representava menos de 10% do total do passivo do Novo Banco, a mesma representava cerca de 40% dos juros e custos do passivo financeiro.

Esta operação é uma das condições precedentes para a concretização da venda à Lone Star que, nos termos do acordo de compra e venda, irá realizar injecções de capital no Novo Banco no montante total de 1.000 milhões de euros (incluindo 750 milhões de euros no momento da conclusão da operação e 250 milhões de euros no prazo de até 3 anos) e adquirir 75% do capital social do Novo Banco, mantendo o Fundo de Resolução 25% do capital.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.