Início / Agricultura / Novo Banco adere à Linha de Crédito para Limpeza da Floresta

Novo Banco adere à Linha de Crédito para Limpeza da Floresta

O Novo Banco aderiu ao Protocolo que criou a Linha de Crédito para Limpeza da Floresta, assinado no dia 18 de Maio com o Estado e o Sistema de Garantia Mútua.

Desta forma, o Novo Banco “proporciona às micro, pequenas e médias empresas proprietárias dos imóveis alvo de intervenção, o acesso a financiamento em condições preferenciais, contribuindo para uma gestão activa da floresta no que respeita à adequada limpeza de combustíveis em áreas florestais”, refere fonte do banco.

A linha de crédito

A linha de crédito para Limpeza da Floresta disponibiliza um montante global de até 40 milhões de euros (de financiamentos máximos), repartidos da seguinte forma:

  • Linha de crédito – Empresas: Até 30 milhões de euros
  • Linha de carteira – Proprietários Individuais: Até 10 milhões de euros, sendo emitida uma garantia de carteira para cada banco subscritor do respectivo protocolo de colaboração.

Os valores aplicáveis a cada banco serão aferidos posteriormente pela Entidade Gestora da Linha, emitindo as SGM garantias de carteira para cada banco aderente, de acordo com os valores por estes indicados como sendo os valores previstos para os financiamentos a contratar ao abrigo desta tipologia de operações, mas até ao valor máximo por garantia de carteira, de 1 milhão de euros.

A quem se destina

Linha de crédito – Empresas:

  • Micro, pequena e médias empresas (MPME), tal como definido na Recomendação 2003/361CE da Comissão Europeia, localizadas em território nacional, com CAE 1701, 1702, 2100, 2200, 2300 e 2400 rev. 3.
  • ENI, sendo que, no caso particular dos ENI sem contabilidade organizada, estes poderão ser elegíveis na linha desde que a sua actividade esteja devidamente legalizada ao abrigo dos regulamentos nacionais em vigor.
  • Organizações de Produtores Florestais (OPF), Sociedades de Gestão Florestal (SGF), Empresas florestais (EF), os Organismos de Investimento Colectivo com os CAE 2100, 2200, 2300 e 2400.

Linha de carteira – Proprietários Individuais:

  • Proprietários individuais

Para que serve

Esta linha de crédito destina-se a operações de financiamento destinadas a apoiar a realização de gestão activa da floresta, no que respeita à adequada limpeza de combustíveis em áreas florestais.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 14 a 20 Outubro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Milho Grão – Conjuntura semanal Na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.