Início / Agricultura / Novas obras de abastecimento de água à agricultura beneficiam 380 explorações em S. Miguel

Novas obras de abastecimento de água à agricultura beneficiam 380 explorações em S. Miguel

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente açoriana, através da IROA – Instituto Regional de Ordenamento Agrário, iniciou duas novas obras num valor global de quase 100 mil euros que vão reforçar e melhorar o abastecimento de água à agricultura em S. Miguel, beneficiando 380 explorações.

A obra de construção do complexo de reservatórios do Bardo da Cruz, na Freguesia de Santo António, adjudicada à empresa João Luís Correia & Filhas, tem um prazo de execução de 90 dias e prevê a construção de dois reservatórios com capacidade de 1.200 m3 e um ponto de abastecimento.

A empreitada, inscrita da Carta Regional das Obras Públicas, vai assim permitir um aumento da capacidade total de armazenamento para 1800 m3, o que significa um maior volume de água para responder, com maior facilidade, às necessidades dos agricultores numa área de 1300 hectares.

Já a empreitada de Construção de Conduta Adutora ao Reservatório dos Areeiros Vila Franca do Campo, no Perímetro de Ordenamento Agrário (POA) da Zona Central da Ilha de São Miguel, adjudicada à mesma empresa regional, tem um prazo de execução de 60 dias e vai permitir melhorar a rede de distribuição de água agrícola.

Esta obra que permite substituir uma antiga conduta de barro, assume uma significativa importância para a actividade agropecuária do concelho de Vila Franca do Campo, numa área de 1.500 hectares.

Desenvolver a agricultura

O investimento público executado pelo Governo dos Açores ao nível do abastecimento de água, caminhos e electrificação insere-se na política estratégica “delineada para o desenvolvimento sector, com o objectivo de reforçar a competitividade através da redução dos custos da exploração e, também, para a melhoria das condições de trabalho dos produtores agrícolas”, diz o Governo Regional dos Açores.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Escola Superior de Tecnologia de Abrantes debate “Comunicação Autárquica no Panorama Actual”

A Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) está a organizar um encontro para debater …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.