Início / Agricultura / Nestlé Portugal reduz consumo de água em 63% e envia menos 58% de resíduos para aterro
Foto: Nestlé

Nestlé Portugal reduz consumo de água em 63% e envia menos 58% de resíduos para aterro

A Nestlé Portugal, nos últimos cinco anos, reduziu em 63% o consumo de água e em 58% os resíduos enviados para aterro resultantes das suas operações em território nacional. Também nas emissões de CO2 a Nestlé conseguiu, em Portugal, uma redução de 8% no mesmo período.

Para estes resultados, medidos em tonelada de produto terminado, em muito contribuíram os investimentos em projectos e infraestruturas de ambiente realizados neste período, refere uma nota de imprensa da empresa.

No Dia Mundial do Ambiente, que hoje se assinala, a Nestlé faz um balanço bastante positivo da sua estratégia ambiental, que tem como objectivo melhorar, de ano para ano, os seus indicadores ambientais, cumprindo o objectivo de proteger os recursos para as gerações futuras.

Reduzir consumo de água e emissões de CO2

Neste sentido, até final de 2018, a Nestlé espera reduzir 2% no nível de consumo de água, 1% nas emissões de CO2 e atingir a meta zero nos resíduos enviados para aterro.

Nos últimos cinco anos, a Nestlé Portugal levou a cabo vários projectos que lhe permitiram melhorar significativamente todos os seus indicadores de ambiente, entre eles, a instalação de um filtro na Fábrica de Avanca, que permitiu melhorar a qualidade das emissões atmosféricas; a reabilitação da ETAR dedicada desta fábrica e o aumento do nível de protecção de ruído para o exterior. Na fábrica de cafés torrados no Porto a Nestlé implementou um projecto para redução de gases fluorados com efeito de estufa.

Para 2020, a Nestlé traçou metas ambiciosas e comprometeu-se a reduzir o consumo total de água, em eliminar os resíduos enviados para aterro em todas as suas estruturas, em reduzir em 35% as emissões de CO2 e em utilizar energia de origem 100% renovável.

Uso sustentável dos recursos naturais

Para o director de operações da Nestlé Portugal, Miguel Serra, “estes resultados são fruto dos esforços que temos realizado nesta área e do cuidado que a Nestlé coloca no uso sustentável dos recursos naturais, quer os necessários ao fabrico dos nossos produtos, quer os necessários à sua preparação em casa dos portugueses”.

Aquele responsável adianta que “esta é mais uma forma de a Nestlé contribuir para um futuro mais saudável, ao mesmo tempo que, através dos seus produtos, contribui para a qualidade de vidas das famílias portuguesas”.

A formação dos colaboradores e dos parceiros é essencial para atingir os objectivos traçados. Por essa razão as acções de formação levadas a cabo na Nestlé são um factor chave para um forte alinhamento para o objectivo comum, sendo exemplo disso o workshop Environmental Sustainability Leadership e a formação em Qualidade, Meio Ambiente e Segurança, ministradas a todos os colaboradores e estendidas aos fornecedores habituais da companhia.

Presente em 189 países

A Nestlé é a maior companhia mundial de alimentação e bebidas. Está presente em 189 países em todo o Mundo e conta com 323.000 colaboradores.

A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2.000 marcas variam de ícones globais como Nescafé ou Nespresso, até marcas locais amplamente reconhecidas como Cerelac, Nestum e Sical.

Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem actualmente 1.922 colaboradores, tendo gerado em 2017 um volume de negócios de 486 milhões de euros. Conta actualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo continente e pelas ilhas.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.