Início / Featured / Náutica de recreio no Sado: Projecto requalificação da Rampa das Baleias inaugurado

Náutica de recreio no Sado: Projecto requalificação da Rampa das Baleias inaugurado

A renovada Rampa das Baleias, ponto de acesso em Setúbal para a náutica de recreio no Estuário do Sado, foi inaugurada ontem, 25 de Julho, pela ministra do Mar, numa cerimónia que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

A empreitada de reabilitação da rampa varadouro e esporão adjacente em Santa Catarina, na freguesia do Sado, foi conduzida pela APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e capacita o local com melhores condições de acesso ao mar, ao mesmo tempo que promove a qualidade de utilização pública da infraestrutura.

A cerimónia de inauguração da requalificada Rampa das Baleias, como é conhecida aquela infraestrutura pública de utilização gratuita, além da presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e da presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, contou com a participação da presidente do Conselho de Administração da APSS, Lídia Sequeira, além de representantes de várias outras entidades.

Rampa criada há mais de 30 anos

Na inauguração, a ministra do Mar salientou a prioridade desta intervenção, “uma vez que a mesma se encontrava deteriorada pelo longo tempo de vida útil e pela ausência de operações de manutenção”.

Para Ana Paula Vitorino, a requalificação da Rampa das Baleias, localizada em espaço administrado pela APSS e criada há mais de 30 anos, é a resposta “ao alerta de muitas vozes e à necessidade de corresponder a um anseio da população”, desde que há dois anos condições meteorológicas adversas quase fizeram desaparecer a infra-estrutura.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, sublinhou que a Rampa das Baleias representa a relação existente entre o mar, a cidade e as pessoas.

“É extremamente importante para o desenvolvimento económico da cidade. Hoje foi o dia em que se cumpriu mais uma situação que impedia as pessoas de acederem ao mar”, realçou a autarca.

Investimento de 46 mil euros

A intervenção da APSS representa um investimento de 45 mil euros, ao qual acresce mil euros para melhoria do acesso à estrada E10/4. A obra, segundo a presidente do Conselho de Administração da APSS, deve ficar concluída em breve. “Temos feito o esforço de manter esta infraestrutura. Foi sempre muito solicitada e isso dá-nos o impulso para terminar a obra”, referiu Lídia Sequeira.

“Temos de garantir o serviço público e a democratização do acesso ao mar”, salientou a ministra Ana Paula Vitorino.

Após a cerimónia, a comitiva seguiu, ainda, para instalações do Porto de Setúbal, onde foi apresentado o novo sistema de controlo de tráfego marítimo.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Projecto EntoValor: Insectos na alimentação animal tornam sector mais sustentável

O projecto EntoValor demonstra que a introdução de insectos permite manter um sector agro-alimentar a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.