Início / Agricultura / Não foi ao seminário sobre Gestão Sustentável do Solo? Pode ver aqui as apresentações

Não foi ao seminário sobre Gestão Sustentável do Solo? Pode ver aqui as apresentações

A Parceria Portuguesa para o Solo (PPS) e a Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo (SPCS) realizaram no passado dia 20 de Novembro o Seminário Gestão Sustentável do Solo em Portugal – Linhas de Orientação, no Auditório do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Quinta do Marquês, em Oeiras.

Se não esteve presente e tem interesse no tema, as apresentações do Seminário estão já disponíveis, aqui.

Durante o evento, Manuel Madeira, do ISA — Instituto Superior de Agronomia, falou sobre “A gestão sustentável do solo em Portugal – Agenda 2030”, explicando que os objectivos passam por combater a desertificação, restaurar solos e terras degradadas, e atingir “a land degradation-neutral world”. Isto além de se dever assegurar sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas que aumentem a produtividade e a produção, que reforcem a capacidade de adaptação às alterações climáticas e aos eventos extremos e que progressivamente melhorem a qualidade do solo e da terra. O objecto desta agenda passa ainda por reduzir substancialmente a mortalidade e doenças associadas a produtos perigosos e à contaminação e poluição do solo, ar e água.

Gestão da matéria orgânica

Já Mário Carvalho dedicou-se à a gestão da matéria orgânica e da biodiversidade dos solos no contexto da agricultura mediterrânica, afirmando que se deve “promover a acumulação de matéria orgânica e a protecção da biodiversidade no solo”.

Para aquele professor da Universidade de Évora, a importância da matéria orgânica nas funções do solo passa pela reserva de nutrientes, a capacidade de troca catiónica, a estabilidade da estrutura, o armazenamento de água e o suporte da biologia do solo.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Sandeman foi a marca de vinho do Porto mais premiada do Mundo em 2017

A Sandeman foi a marca de vinho do Porto mais premiada do Mundo em 2017, …

5 comentários

  1. Boa noite,
    O link está a enviar para uma noticia antiga, gostaria de ter acesso às apresentações,
    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *