Início / Agricultura / Mulching na horta: saiba que tipo de materiais pode usar nesta técnica

Mulching na horta: saiba que tipo de materiais pode usar nesta técnica

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

O mulching, também designado por empalhamento ou cobertura morta, é um dos melhores aliados dos agricultores. Entre outras vantagens, impede o crescimento de ervas daninhas, conserva a humidade e isola o solo das oscilações bruscas de temperatura. Para além disso, auxilia na eliminação de geadas e consoante o tipo de materiais,  pode acrescentar matéria orgânica ao solo aumentando a sua temperatura.

mulching pode também contribuir para o embelezamento da sua horta ou pomar uma vez que lhe confere um aspecto mais “organizado” e “asseado”. Se escolher bem o tipo de materiais para usar nesta técnica, além de lhe conferirem um melhor aspecto e qualidade, podem funcionar como contraste de cor e textura.

mulching

Quais os materiais que posso usar no mulching?

Os materiais para usar no empalhamento podem oscilar entre a palha, gravilha, plástico preto, entre outros.

Os materiais orgânicos tais como a palha, a casca de arroz e o composto alimentam-se dos microorganismos benéficos que os decompõem, melhorando a estrutura do solo e ajudando na sua saúde.

Pode usar um material “ácido” como as agulhas de pilheiro, folhas secas ou fragmentos de cascas de árvore caso a cultura instalada necessite de um aumento de acidez (ex: mirtilos).

O mulching é uma técnica que lhe poupa tempo e problemas futuros como por exemplo o aparecimento de infestantes. Saiba abaixo, que tipo de materiais pode utilizar nesta técnica.

mulching

Materiais que pode usar no mulching

Palha: ajuda a reflectir a luz para as plantas, absorve a água e é um bom isolador. Possui também a vantagem de ser fácil de usar e muito atraente.

Gravilha: ajuda a afastar os roedores, diminui a evaporação da água existente no solo e minimiza o crescimento de plantas infestantes.

Plástico preto: elimina a maioria das ervas daninhas  da zona de plantação  e aumenta as temperaturas do solo em alguns graus. Este tipo de cobertura pode durar até dois anos.

Cascas de árvore:  este tipo de material decompõe-se lentamente e dá um ar “mais asseado” ao seu pomar.  No entanto, deve ter em atenção que os roedores com os ratos adoram este tipo de cobertura.  Se tiver por perto algum tronco de árvore, deixe um espaço entre 15 a 30 cm sem qualquer cobertura morta.

Folhas secas desfeitas: este tipo de folhas decompõem-se mais facilmente em húmus.  As minhocas adoram este tipo de cobertura. Evite no entanto colocar uma camada muito espessa de folhas pois podem impedir a passagem de ar (camada com 15 cm de espessura é suficiente).

Composto: este tipo de cobertura pode oferecer todas as outras vantagens dos restantes materiais e ajuda a adicionar nutrientes no solo ( camada até 10 cm de espessura é suficiente).

Os empalhamentos inorgânicos como o plástico preto, permite  controlar o crescimento de plantas infestantes mas não contribuem para a saúde do solo.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Capoulas Santos aprova a recuperação de 5 regadios tradicionais na Região Norte

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, homologou os projectos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.