Início / Agricultura / Morreu o ex-ministro da Agricultura Álvaro Barreto

Morreu o ex-ministro da Agricultura Álvaro Barreto

O ex-ministro do PSD Álvaro Barreto morreu hoje, 10 de Fevereiro, aos 84 anos. O velório de Álvaro Barreto, que morreu ao princípio da tarde de hoje, está previsto para terça-feira à tarde, na Igreja do Campo Grande, em Lisboa.

Álvaro Barreto foi ministro de sete governos constitucionais, com Carlos Alberto Mota Pinto, Francisco Sá Carneiro, Pinto Balsemão, Mário Soares, Cavaco Silva (duas vezes) e Pedro Santana Lopes.

Da Engenharia Civil à Agricultura

Álvaro Barreto licenciou-se em Engenharia Civil, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, em 1959.

Terminada a licenciatura, foi recrutado para o Grupo CUF, ingressando na Profabril, empresa de estudos e projectos. Ali manteve-se como consultor de projectos de engenharia industriais durante quase dez anos.

Continuando no Grupo CUF — e já depois de se diplomar, no ano de 1969, no Program on Management Development, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos —, foi nomeado director administrativo da Lisnave. Em 1971 passou a administrador delegado da Setenave, cargo que desempenhou até à altura da Revolução dos Cravos.

Apesar das várias funções governativas por que foi passando, o engenheiro e gestor manteve sempre funções empresariais. Em 1979 foi nomeado presidente do conselho de gerência da TAP, cargo que abandonou logo em 1980, ao ingressar no primeiro governo da Aliança Democrática.

Em 1982, foi nomeado presidente do conselho de administração da Soporcel, cargo a que regressou em Abril de 1990, quando deixou o Ministério da Agricultura, no governo de Cavaco Silva. Manteve-se na presidência desta empresa até Agosto de 2004.

Banca

Foi administrador do Millennium BCP, de 23 de Janeiro de 2015 até 23 de Janeiro de 2017. Entre outras funções que Álvaro Barreto desempenhou contam-se as de membro do Conselho de Avaliação da Fundação das Universidades Portuguesas (1996-2002); membro do Conselho Social da Universidade de Coimbra (1998-2001); e do Conselho de Planeamento e de Gestão Urbanística da Fundação Batalha de Aljubarrota (2006-2012).

Na política, tendo Mário Soares como primeiro-ministro, Álvaro Barreto foi nomeado ministro do Comércio e Turismo em 1983, passando a assumir, em 1984, e na vigência do mesmo governo, a função de ministro da Agricultura.

Álvaro Barreto manter-se-ia na pasta da Agricultura após a vitória social-democrata nas eleições legislativas de 1985, que levaram à formação do primeiro governo de Aníbal Cavaco Silva, o X Governo Constitucional, sendo o seu cargo agora denominado Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação. Seria reconduzido no órgão após as legislativas de 1987, data da primeira maioria absoluta do PSD, que deu origem ao XI Governo Constitucional, até que, no ano de 1990, Álvaro Barreto deixou o cargo. Ao todo, foi durante seis anos consecutivos, desde 1984 até 1990, o responsável ministerial pela pasta da agricultura.

Exerceu pela última vez funções governativas em 2004, no XVI Governo Constitucional de Pedro Santana Lopes, tendo desempenhado o lugar de ministro de Estado, da Economia e do Trabalho.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

9º Encontro Nacional pela Justiça Climática realiza-se de 5 a 7 de Abril em Boticas 

Partilhar              O Encontro Nacional pela Justiça Climática (ENJC) está de volta para a sua 9ª edição …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.