Início / Agricultura / Montalegre apoia comercialização da batata de semente do concelho

Montalegre apoia comercialização da batata de semente do concelho

A Câmara Municipal de Montalegre, presidida por Orlando Alves, está a apoiar a comercialização da batata de semente do concelho. Ainda este mês, a batata de semente do concelho irá estar patente na Expolimia, em Xinzo de Limia (Espanha). E estão em curso contratos de escoamento de batata.

O salão nobre da autarquia de Montalegre recebeu uma reunião entre o município, a Coopbarroso — Cooperativa Agrícola do Barroso e o Inorde — Instituto para o Desenvolvimento Económico de Ourense, com vista à comercialização da batata de semente. Uma parceria que faz parte da programação da próxima campanha de produção. O próximo passo é dar visibilidade a esta parceria.

Para o presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, “esta reunião pretende dar continuidade ao trabalho de parceria no sentido de ampliar o desígnio da produção da batata de semente do concelho. Somos o único concelho do País que está homologado e tem capacidade para a produção de batata de semente. Ao abraçarmos este desígnio, estamos a muscular a nossa identidade, a dar sustentabilidade ao território e a contribuir para o PIB (Produto Interno Bruto Nacional), evitando que se canalize, para o exterior, as divisas que tanto precisamos para viver”.

Contratos de escoamento em quantidade

Orlando Alves diz mesmo que “é um desígnio sério que deve ser assumido pelos produtores e que queiram associar-se a esta dinâmica. Visa estabelecer canais de cooperação tendo em vista que o Inorde consiga assumir a nossa produção. A instituição faz a articulação com os produtores da zona de Xinzo de Limia (Espanha). É uma região rica nessa produção, mas que importa a semente da Polónia e da Irlanda. Estamos a posicionarmo-nos para fazer contratos de escoamento em quantidade. Queremos produzir com a garantia de escoamento e estamos a trabalhar os valores que serão posteriormente apresentados aos produtores. Estamos a trabalhar com seriedade e rigor num desígnio muito nosso e para a sustentabilidade do território”.

Por sua vez, o presidente da Coopbarroso, Nuno Sousa, refere que “esta reunião vem no sentido da programação da próxima campanha de produção de batata de semente. Temos óptimas condições para isso e a instituição também tem isso em consideração. Também nos darão apoio na área da produção. Estamos a pensar na rentabilidade da produção dos nossos agricultores. Estamos a pensar em diversas áreas. Falamos de outros tipos de comercialização. Estamos, também, a criar um agrupamento de baldios. Queres apoiar o mais possível e fixar jovens na actividade agrícola. A Coopbarroso vai participar na Expolimia, em Xinzo de Limia, uma feira relacionada com a produção de batata”.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Maria do Céu Albuquerque inaugura a AgroVouga, feira agrícola de Aveiro

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, vai marcar presença na inauguração da feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.