Início / Featured / Moçambique tem potencial de pesca de atum de 200 mil toneladas. Até Agosto só capturou 2.433 t

Moçambique tem potencial de pesca de atum de 200 mil toneladas. Até Agosto só capturou 2.433 t

A pesca de atum em Moçambique tem um potencial estimado em 200 mil toneladas. Mas de Janeiro ao final de Agosto apenas foram capturadas 2.433 toneladas. Quem o diz é a directora geral-adjunta da Administração Nacional das Pescas, Estela Mausse.

Aquela responsável, citada pela agência noticiosa AIM, disse que a quantidade de atum capturado está muito aquém do potencial existente nas águas territoriais de Moçambique e que levaram à constituição da Empresa Moçambicana de Atum (Ematum), que entretanto vai ser extinta.

Criada em 2013 pelo Serviço de Informações e Segurança do Estado (SISE), a Ematum “contraiu um empréstimo de 850 milhões de dólares com os quais adquiriu barcos de pesca e de vigilância e material de guerra, que mais tarde acabou por ser incluído no escândalo das dívidas ocultas contraídas por outras duas empresas públicas com aval do Estado”, refere o portal Macauhub.

Tunamar deverá começar a funcionar em 2019

Em Abril passado, o primeiro-ministro de Moçambique, Carlos Agostinho do Rosário, anunciou a extinção da Empresa Moçambicana de Atum e sua substituição por uma nova sociedade, a Tunamar, ao abrigo de uma parceria com a empresa norte-americana Frontier Service Group.

Sobre a Tunamar, Estela Mausse disse ainda à AIM ter “informações de que vai começar a funcionar em 2019”.

Frota de 24 barcos de pesca

A constituição da nova empresa irá fazer com que a frota de 24 barcos de pesca da Ematum comece finalmente a operar, após anos de inactividade no porto de Maputo.

O empresário norte-americano Erik Prince, presidente do Frontier Services Group, com sede em Hong Kong, assinou em Dezembro de 2017 um acordo com o governo de Moçambique para o estabelecimento de uma parceria para recuperar a Empresa Moçambicana de Atum.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Conhece as oportunidades de financiamento para as bioindústrias?

O Gabinete de Promoção do Programa Quadro da Agência Nacional de Inovação (ANI) em parceria …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.