Início / Featured / Moçambique prorroga concessão do Porto da Beira por 15 anos

Moçambique prorroga concessão do Porto da Beira por 15 anos

O governo de Moçambique decidiu prolongar por 15 anos a concessão do Porto da Beira à Cornelder de Moçambique, que são contados a partir de 2023, ano em que terminam os 19 anos do prazo da concessão ainda em curso, informou a porta-voz do Conselho de Ministros e vice-ministra da Cultura.

Avança o portal Macauhub que a Cornelder de Moçambique é uma parceria entre a estatal Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique e a Cornelder Holland, que opera os terminais de contentores e de carga geral do Porto da Beira, capital da província de Sofala, desde Outubro de 1998.

Aumento da capacidade do porto

A porta-voz Ana Comoana, citada pela agência noticiosa AIM, adiantou que “o alargamento do contrato com a Cornelder de Moçambique foi determinado pelo compromisso da empresa em realizar um investimento adicional imprescindível para o aumento da capacidade do Porto da Beira”.

O plano de investimentos, com um montante de 290 milhões de dólares, contempla a reparação de 300 quilómetros da Estrada Nacional Número 6, da Beira até Machipanda, na fronteira com o Zimbabué, bem como de 317 quilómetros da linha de caminho-de-ferro Beira-Machipanda.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.