Início / Agricultura / Moçambique pede apoio ao BAD. Quer um sector agrícola focado nas exportações

Moçambique pede apoio ao BAD. Quer um sector agrícola focado nas exportações

O Governo de Moçambique quer criar um novo modelo de exploração agrícola que se foque não só no mercado doméstico mas também na exportação. Por isso, pediu apoio financeiro ao Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

Segundo avançou a informou a Rádio Moçambique, o pedido foi realizado, no decurso de um encontro na Ilha do Sal, em Cabo Verde, entre os presidentes moçambicano Filipe Nyusi e do BAD, Akimune Adesina, informou a Rádio Moçambique.

Filipe Nyusi mencionou um projecto financiado pelo BAD no Gana, “em que se estabelece uma área agro-industrial voltada não só para o mercado doméstico mas também para exportação e com um desenvolvimento integrado, que inclui as vias de acesso e a construção de instalações para processar a produção, adicionando-lhe valor”.

Nyusi pede uma equipa técnica do BAD em Moçambique

O Presidente Nyusi adiantou estar interessado em que uma equipa técnica do BAD se desloque a Moçambique para prestar assessoria e aconselhamento nesta área específica e acrescentou ter mantido uma conversa muito produtiva, em que a industrialização e o emprego dos jovens foram igualmente mencionados.

Os dois presidentes aproveitaram ainda o encontro mantido à margem da XII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para avaliar o estado da parceria entre Moçambique e a instituição financeira, ainda segundo a estação emissora.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.