Início / Mar / Aquacultura / Ministra do Mar: Portugal é dos países que mais “defendem uma economia azul competitiva e sustentável”

Ministra do Mar: Portugal é dos países que mais “defendem uma economia azul competitiva e sustentável”

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, esteve presente na cerimónia de abertura do European Maritime Day, que decorreu hoje, 16 de Maio, em Lisboa, no mesmo dia em que tem inicio o Grande Encontro dos Oceanos, na mesma cidade, dedicado ao tema “Governação Inteligente dos Oceanos”.

Durante a sua intervenção, Ana Paula Vitorino referiu que “a governação inteligente do oceano é um foco estratégico que se encontra alinhado com a Agenda 2030 da ONU: agir para promover a prosperidade, protegendo o planeta”.

Protecção ambiental

Para a ministra, “a erradicação da pobreza tem de estar de mãos dadas com o combate às alterações climáticas e à protecção ambiental” e que “o Oceano é a principal arma de combate aos efeitos nefastos das alterações climáticas”.

“Uma governação do mar inteligente e responsável implica a mobilização da ciência e a inovação para que a sustentabilidade se manifeste” nas dimensões ambiental, social e económica, disse ainda.

Acções de Portugal

Para Ana Paula Vitorino, “Portugal tem-se posicionado no grupo líder de países que defendem uma economia azul competitiva e sustentável, apostando na investigação, na inovação e no empreendedorismo azul“.

A ministra referiu que somos membros fundadores do grupo de 14 países designado “Painel de Alto Nível para uma Economia Sustentável do Oceano”, actualmente co-presidido pela Noruega e pelo Palau.

Relembrando que Portugal é “um dos poucos países no Mundo com uma área governativa exclusivamente dedicada ao Mar” Ana Paula Vitorino destacou as reformas estruturais da actual legislatura que, “de forma pioneira a nível global”, tem estabelecido as bases para uma governação e exploração sustentável do mar, no quadro do combate às alterações climáticas. Como é o caso do Plano de Situação de Ordenamento do Espaço Marítimo, o Plano de Áreas Marinhas Protegidas e a promoção de uma economia de baixo carbono no desenvolvimento do seu mar.

Energia azul e aquacultura

No plano energético, Ana Paula Vitorino referiu que o mar português tem potencial “para fornecer 25% da electricidade consumida em Portugal, o equivalente a uma central de carvão”.

“Estamos a dar o primeiro grande passo com a Estratégia Industrial das Energias Renováveis Oceânicas, promovendo a adopção da eólica offshore flutuante e a energia das ondas” disse ainda, acrescentando que “em breve teremos o maior parque eólico flutuante do Mundo, em Viana do Castelo”, com capacidade para “fornecer energia azul limpa a 60.000 casas, gerando 1.500 novos empregos”.

No caso da aquacultura, Ana Paula Vitorino disse que tem havido uma promoção do seu aumento e que a mesma constitui uma via capaz de assegurar uma produção alimentar com “menor intensidade carbónica” quando “comparada com a produção convencional de proteína animal”.

“Também aumentamos a competitividade criando um revolucionário licenciamento da actividade” da aquacultura, “tornando-a mais eficiente, mais célere e, simultaneamente, aumentando as exigências de sustentabilidade ambiental” disse ainda a ministra do Mar.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

DGAV promove Concurso de Fotografia sobre a actividade veterinária

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária promove, até 30 de Setembro 2019 um …

2 comentários

  1. Boa tarde,
    Edito e apresento o “Diário da Agricultura e Pescas” na Rádio Fóia, rádio local de Monchique-Algarve, 97.1 fm, que é emitido, de segunda a sexta-feira, às 7 horas da manhã e às 21 horas, com duração de +- 5 minutos.
    E a a V. revista on line, Agricultura e Mar Actual, é uma excelente fonte de informação para este espaço noticioso, sendo citada frequentemente, tendo em conta o grande mérito do serviço prestado e a credibilidade que denotam possuir.
    Quanto a notícias de Monchique ou do Algarve, que cheguem ao meu conhecimento, poderemos vir a partilhar se assim o entenderem.
    Parabéns à equipa.
    Cumprimentos.
    Américo Telo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.