Início / Featured / Ministra do Mar inaugura renovada Rampa das Baleias e visita novo sistema VTS do Porto de Setúbal

Ministra do Mar inaugura renovada Rampa das Baleias e visita novo sistema VTS do Porto de Setúbal

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, inaugura esta quinta-feira, dia 25 de Julho, pelas 15 horas, a renovada Rampa das Baleias (Rampa de Santa Catarina), em Setúbal, depois da intervenção levada a cabo pela APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra.

A cerimónia de reabertura da Rampa das Baleias, infra-estrutura muito utilizada pela comunidade piscatória local, decorrerá na própria rampa, na zona de Santa Catarina (Setúbal).

Vessel Traffic System

Mais tarde, pelas 17 horas, a ministra do Mar visitará a Torre VTS (Vessel Traffic System) do Porto de Setúbal, para a apresentação do novo e modernizado sistema instalado para controlo do tráfego marítimo.

O novo sistema VTS resulta de um investimento de 650.000 euros que consistiu na actualização da infra-estrutura informática a nível de hardware e software dedicados do Centro de Controlo Marítimo.

Servidores e estações

Para além da instalação de servidores e estações de trabalho, incluiu o software Kongsberg Nprcontrol VTS 5060, a migração para a Carta Electrónica de Navegação Oficial do Instituto Hidrográfico para a Barra e Porto de Setúbal e actualização de outros equipamentos informáticos e subsistemas do VTS, de forma a cumprir a disponibilidade operacional necessária para a prestação do serviço de controlo de tráfego marítimo de âmbito portuário previsto no Decreto-Lei n.º 263/2009, de 28 de Setembro.

Controlo do Tráfego Marítimo

O Centro de Controlo do Tráfego Marítimo do Porto de Setúbal entrou em funcionamento permanente em 2001, operado por oficiais da Marinha Mercante com formação específica em VTS.

Os objectivos estratégicos do CCTM consistem principalmente em assegurar, com elevados níveis de qualidade e fiabilidade, os serviços de informação, de gestão do tráfego marítimo e de assistência à navegação na barra e no Porto de Setúbal.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

O Vinho do Porto pode aprender com o champanhe a subir o preço médio das garrafas

O Barca Velha pode ajudar o Douro a tornar os seus vinhos mais caros, tal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.