Início / Featured / Ministra do Mar celebra baptismo de cinco novas embarcações da APDL

Ministra do Mar celebra baptismo de cinco novas embarcações da APDL

A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo promove amanhã, dia 17 de Setembro, a cerimónia de baptismo de cinco novas embarcações que adquiriu para colocar ao serviço da Via Navegável do Douro (VND) e do Porto de Leixões, num orçamento global superior a quatro milhões de euros.

A iniciativa vai decorrer na Douro Marina, em Vila Nova de Gaia, está agendada para as 10h30, e vai contar com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que irá baptizar as embarcações, e do presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

Via Navegável do Douro

A principal aquisição é destinada à VND, um rebocador multifunções, de construção nacional que mereceu um investimento de 2 ,75 milhões de euros. Este é um equipamento que integrará o Plano de Emergência da VND que permitirá robustecer as actuais ferramentas de auxílio.

Igualmente relevantes são as novas quatro embarcações para os pilotos e para os serviços de amarração destinadas ao Porto de Leixões, as quais representaram um investimento de mais de 1 milhão e 600 mil euros e que contribuirão para uma maior eficácia dos serviços marítimos da APDL.

Recorde-se que a APDL tem desenvolvido grandes investimentos na melhoria das condições de navegabilidade da VND, nomeadamente no que diz respeito à melhoria dos sistemas de comunicação e informação e à correcção dos constrangimentos no canal e nas eclusas, o que tem contribuído para a criação de uma alternativa de transporte sustentável com a qualidade e segurança exigidas a nível europeu e internacional.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Capoulas Santos atribui à IACA a Medalha de Honra da Agricultura

O actual Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, , na sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.