Início / Featured / Mesa Planície de Beja está nomeada no 7 Maravilhas à Mesa

Mesa Planície de Beja está nomeada no 7 Maravilhas à Mesa

A Mesa Planície, uma das propostas da Câmara Municipal de Beja, está oficialmente entre os nomeados no apuramento das “7 Maravilhas à Mesa” de Portugal. Ao todo, são 49 as ‘mesas’ pré-finalistas, sete de cada região do País, que poderão ser votadas pelo público, para eleger as 7 Maravilhas à Mesa, uma de cada região.

Gastronomia, vinhos, azeites e roteiros turísticos, são o tema da eleição das 7 Maravilhas de 2018.

Mesa Planície

“Há poucos lugares como a planície de Beja, feitos de tanta lonjura e calmaria”. Num passeio “por esses campos fora”, como canta a moda, é possível encontrar rebanhos de ovelhas com os seus pequenos borregos alimentando-se daquilo que a natureza lhes dá, fazendo com que a carne e o seu leite sejam de excelência, explica fonte da autarquia de Beja.

E acrescenta: Bem perto espraiam-se os campos de olival, que desde o período romano granjeiam a fama de produzirem um azeite maravilhoso que com tudo combina na mesa alentejana. O paladar do queijo de ovelha, certificado como queijo Serpa DOP, o de maior fama nestas planícies faz as honras da entrada.

Beldroegas

Nas hortas e quintas humanizadas nascem selvagens as beldroegas que proporcionam iguarias requintadas como é o caso da sopa de beldroegas que aqui apresentamos como primeiro prato, acompanhada do Versátil Rosé.

Esta mesa culmina num ensopado de borrego à moda de Beja, que bem saboreado permite elevar o espírito na calma da planície, o Santa Vitória Reserva Tinto 2015 enaltece-lhe o sabor.

O projecto 7 Maravilhas à Mesa vai já na sétima eleição realizada em Portugal (7 Maravilhas de Portugal, 7 Maravilhas Aldeias de Portugal, 7 Maravilhas Praias de Portugal, entre outros), promovendo os patrimónios que marcam a identidade Nacional.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Ana Paula Vitorino despede-se do Ministério do Mar. Leia aqui o balanço do mandato

Ana Paula Vitorino vai ser substituída na liderança da pasta do Mar por Ricardo Serrão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.