Início / Agenda / Mértola recebe Conferência sobre Agricultura Sintrópica a 15 e 16 de Novembro

Mértola recebe Conferência sobre Agricultura Sintrópica a 15 e 16 de Novembro

O Cine-teatro Marques Duque, em Mértola, acolhe nos dias 15 e 16 de Novembro, a Conferência sobre Agricultura Sintrópica, que conta com a presença de Ernst Götsch, mentor deste sistema de cultivo agroflorestal.

A Agricultura Sintrópica associa ao objectivo do estabelecimento de áreas altamente produtivas, os objectivos do reforço da oferta de serviços ao ecossistema, com especial destaque para a formação de solo, a regulação do micro-clima e o favorecimento do ciclo da água.

Um dos locais de experimentação desta prática agroecológica será o território de Mértola.

Esta conferencia resulta de uma organização conjunta da Life in Syntropy, da Agenda Ernst Götsch, da Food Network Academy, da Associação de Empresários do Vale do Guadiana e da Câmara Municipal de Mértola.

Experiência em territórios de semi-árido

Com 40 anos de experiência em territórios de semi-árido e áreas de forte implementação do agronegócio no Brasil, a Agenda Ernst Götsch propõe-se ensaiar um conjunto de experiências de agricultura sintrópica em contexto mediterrânico, por forma a testar a adaptabilidade do modelo e o seu contributo para a regeneração de áreas agrícolas de baixa produtividade e de elevada vulnerabilidade a problemas de erosão de solos, fraca precipitação, alterações climáticas e risco de desertificação.

Prática agroecológica testada em Mértola

Um dos locais de experimentação desta prática agroecológica será o território de Mértola, que se associa a outras experiências-piloto a decorrer já em Portugal (Herdade do Freixo do Meio), Espanha e França.

A Conferencia Agricultura Sintrópica com Ernst Götsch “revela-se, pois, uma oportunidade única de conhecer uma prática agrecológica de sucesso, que tem vindo a recolher simpatizantes e aderentes um pouco por todo o Mundo”, refere fonte institucional da autarquia de Mértola.

Conversas/Debate

Em complemento à conferencia serão ainda promovidas duas Conversas/Debate.Uma no dia 15 dedicada à temática da “Comunicação e Responsabilidade Ecológica” com Edmara Barbosa, autora de diversas novelas da Globo, entre as quais o grande sucesso de 2016/17 “Velho Chico” que abordou a temática da agricultura sintrópica.

A outra terá lugar no dia 16 dedicada à temática da aplicação de princípios de sustentabilidade na agricultura de grande escala que conta com contributos de Ernst Götsch (Brasil), Alfredo Sendim (Portugal), Bertrand Aubery (Martinica), M. Vitória e Daniel Fröbe (Brasil).

A Conferencia integra ainda um momento de performance artística “Arte em Transição” e a actividade À Noite no Mercado dedicada à temática do combate ao desperdício alimentar.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Governo dos Açores desafia agricultores a diminuir a dependência dos apoios

O director Regional da Agricultura afirmou, na ilha Terceira, que os agricultores devem apostar, cada …

Um comentário

  1. Domingos Leal Ribeiro

    Desejo de bom Seminario Agricultura Sintrópica com desejo de ser transposto em Cabo Verde que como sabem pouco está chovendo ;espero resultados favoráveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.