Início / Agenda / Mértola debate Rede Alimentar Local com workshop internacional

Mértola debate Rede Alimentar Local com workshop internacional

A Câmara Municipal de Mértola, em parceria com a Associação Terra Sintrópica, a Associação de Empresários do Vale do Guadiana e a Food Network Academy organizam, nos dias 14 e 15 de Janeiro, um Workshop internacional dedicado à temática da soberania alimentar, com vista à implementação de uma Rede Alimentar Local naquele concelho de Mértola.

O objectivo é redescobrir o património e o conhecimento tradicional local sobre alimentação e estabelecer contactos com redes de alimentos e especialistas de outros países (Suíça, Espanha e Nepal).

O encontro pretende ainda identificar áreas de aprendizagem mútua e partilhar experiências entre redes de alimentos de diferentes lugares do globo e discutir modelos, soluções concretas de implementação e potencialmente oportunidades de negócios para produtores locais.

Plantas perenes comestíveis e recursos silvestres

O foco do primeiro dia do programa será em torno das plantas perenes comestíveis e de recursos silvestres como o figo da índia e a bolota. Alimentos que têm vindo a ser desperdiçados e que faziam parte da dieta tradicional do território.

No segundo dia, o foco será em torno da concretização prática do projecto da rede alimentar de Mértola. A manhã será dedicada à visita a algumas das hortas aderentes ao projecto e a tarde será para delimitar o plano de implementação de uma rede de produção e distribuição local de hortícolas e frutícolas para abastecimento de cantinas de restauração colectiva (lares, escolas e outras).

Oradores

Entre os oradores confirmados estão Patrick Honauer, Chef, Social Enterpreneur, Food Network Switzerland (Suíça), Tulsi Giri, Social Enterpreneur, Food Network Nepal (Nepal), Miguel Angel Llorente, agricultor e especialista em fermentação (Espanha).

Esta iniciativa é co-financiada pela Somincor e pela Fundação Leopold Bachmann.

Para informações e inscrições contacte terrasintropica@gmail.com.

Pode consultar o programa aqui.

Food Network Academy

A Food Network Academy é uma associação composta por organizações, empresas e voluntários comprometidos em desenvolver estratégias alimentares sustentáveis de base local/regional. Nasceu de duas Food Network – a Bachsermärt na Suíça e a – The Bazaar no Nepal. Actualmente integra ainda a Sojevë da região de Ferizaj no Kosovo e o projecto da Food Network de Mértola.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

SIMAB estuda implantação de Plataforma Agroalimentar em Cabo Verde

A SIMAB — Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores conclui até final de Julho o estudo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.