Início / Agricultura / Medeiros Viera na SIAL Paris: exportações do agroalimentar crescem 6% até Agosto

Medeiros Viera na SIAL Paris: exportações do agroalimentar crescem 6% até Agosto

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, participou hoje na Cerimónia de Inauguração da Feira SIAL Paris 2018, a maior feiras do sector alimentar nível mundial. Portugal está representado através de 117 empresas, que marcam presença, na sua maioria, sob a marca-chapéu Portugal Foods ou enquadradas no InovCluster da Região Centro.

A visita do secretário de Estado às empresas nacionais vai prosseguir durante a tarde, tendo Luís Medeiros Vieira já sublinhado que “a crescente participação de empresas nacionais neste tipo de eventos contribui para o aumento das exportações dos nossos produtos agro-alimentares, uma relação que tenho vindo a comprovar ao longo do tempo”.

Crescimento de 6% até Agosto

O secretário de Estado divulgou também os números das exportações “que atingiram os 6,6 mil milhões de euros em 2017, tendo nos primeiros 8 meses de 2018 registado um aumento de 6% face ao período homólogo do ano anterior”.

O Governo tem vindo a acentuar a aposta na internacionalização e nas exportações, acelerando o processo de abertura de novos mercados, “uma dinâmica que é fruto, em primeiro lugar, do empenho e determinação dos nossos empresários, que apostam cada vez mais na inovação e na internacionalização”, referiu o secretário de Estado.

Diplomacia económica

Luís Vieira acrescentou que “para estes objectivos contribuem também as políticas públicas, nomeadamente através a diplomacia económica, tendo este Governo já aberto mais de 50 mercados para Países Terceiros, estando a trabalhar activamente para a abertura de mais 53 novos mercados, bem como o apoio ao investimento privado nas empresas”.

Fazendo um balanço na área do investimento, o secretário de Estado lembrou que “foram já aprovados mais de 20.000 projectos no PDR 2020, que correspondem a um investimento de 3,1 mil milhões de euros, aos quais foram concedidos incentivos a fundo perdido de 1,5 mil milhões de euros”.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Porto de Ponta Delgada com mais 40% de capacidade para movimento de contentores

O presidente do Governo Regional dos Açores garantiu hoje, 14 de Novembro, que o investimento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.