Início / Agricultura / Medeiros Vieira no Conselho de Ministros da Agricultura da UE sobre PAC e papel da agricultura no sequestro de carbono

Medeiros Vieira no Conselho de Ministros da Agricultura da UE sobre PAC e papel da agricultura no sequestro de carbono

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, participa amanhã, 24 de Setembro, na reunião informal do Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia, em representação do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos. A reunião realiza-se a partir das 9 horas, em Helsínquia, na Finlândia.

O Conselho de Ministros da Agricultura, com a temática do combate às alterações climáticas no topo da agenda, vai analisar o papel da agricultura e das práticas agrícolas no sequestro de carbono à luz da proposta de reforma da Política Agrícola Comum proposta (PAC) pela Comissão Europeia.

Conselho de Agricultura e Pescas

O Conselho (Agricultura e Pescas) reúne os ministros de cada Estado-membro da UE. A maior parte dos Estados-membros faz-se representar por um único ministro para ambos os sectores, embora alguns enviem dois ministros – um para a agricultura e outro para as pescas.

Participam também nas reuniões o Comissário Europeu responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, o Comissário Europeu responsável pela Saúde e Segurança Alimentar ou o Comissário Europeu responsável pelos Assuntos Marítimos e Pescas.

As reuniões são geralmente mensais.

Redução de emissões

Juntamente com a silvicultura, a agricultura desempenha um papel na redução das emissões de gases com efeito de estufa, especialmente através da inovação e de novas soluções tecnológicas que contribuem para aumentar a produtividade e a eficiência. Durante a Presidência finlandesa, prosseguirão os debates sobre a forma como podem contribuir, por exemplo, para: a bioeconomia, a economia circular e um planeta limpo para todos: estratégia a longo prazo para uma economia com impacto neutro no clima.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

DGAV alerta para vírus do fruto rugoso castanho do tomateiro e pimenteiro

A União Europeia estabeleceu medidas de emergência para o Tomato Brown Rugose Fruit Virus (ToBRFV), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.