Início / Agricultura / Medeiros Vieira apoia Agricultura do Brasil nas negociações com a UE

Medeiros Vieira apoia Agricultura do Brasil nas negociações com a UE

O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Brasil, Eumar Novacki, reuniu-se sexta-feira, 19 de Outubro, com o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação de Portugal, Luís Viera, em Lisboa, e pediu ajuda para agilizar a exportação de produtos da agropecuária brasileira junto da União Europeia.

Medeiros Vieira disse que sim, vai ajudar. Mas quer facilitar as exportações para o Brasil.

Os principais itens da negociação brasileira com a União Europeia são a carne bovina, rastreabilidade bovina, regionalização da carne bovina termo-processada, a ractopamina da carne suína e a reabertura do mercado da União Europeia para o pescado brasileiro.

Segundo a página de Internet do Ministério da Agricultura brasileiro, na reunião, Medeiros Vieira disse que “Portugal intercederá junto da União Europeia na tentativa de destravar o comércio, oferecendo apoio ao Brasil nas negociações com o bloco europeu”.

Aumentar exportações para o Brasil

Em contrapartida, o secretário de Estado português mostrou interesse em aumentar as exportações para o Brasil de limão, lácteos e pescados. E disse que Portugal também procura aumentar as vendas para o Brasil de queijos, vinhos, azeite, conservas e bacalhau, além de solicitar habilitação de pequenos produtores de suínos.

Novacki reclamou da actual dinâmica da União Europeia, onde o Brasil entrega os seus pedidos directamente aos países, mas que são encaminhados para análise pela União Europeia.

Ontem, 20 de Outubro, Novacki, assessores do Mapa e empresários brasileiros realizaram visitas técnicas a estabelecimentos de produção de lácteos em Portugal, com a participação do ex-ministro português Jorge Coelho.

Balança comercial equilibrada

Brasil e Portugal possuem uma balança comercial equilibrada, com o comércio bilateral entre as duas economias a ascender a 320 milhões de euros. De forma mais abrangente, a intenção do Brasil é consolidar e diversificar a pauta de exportação destinada à União Europeia.

No ano passado, as exportações do agronegócio brasileiro para a União Europeia somaram 13,46 mil milhões de dólares. Os principais produtos embarcados para os países europeus foram itens do complexo soja (34,35%), café (18,73%), carnes (12,15%), sucos (9,67%), fumo (5,95%), cereais (5,65%), frutas (4,82%) e outros (8,69%).

Em 2017, o Brasil importou 1,989 mil mihões de dólares em itens do agronegócio europeu, sendo a maior parte formada por produtos industrializados.

Ver também:

Ministério da Agricultura do Brasil faz missão comercial a Portugal e Espanha

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Porto de Ponta Delgada com mais 40% de capacidade para movimento de contentores

O presidente do Governo Regional dos Açores garantiu hoje, 14 de Novembro, que o investimento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.